Como tratar lesão Slap no ombro?

Como tratar lesão Slap no ombro?

Como tratar lesão Slap no ombro?

Existem 2 tratamentos cirúrgicos para as lesões SLAP: o reparo labral e a tenodese do bíceps. O reparo labral é a sutura do labrum superior junto à glenóide, realizado através de âncoras de sutura. Tenodese é fixação do tendão da cabeça longa do bíceps no úmero (e não na glenóide).

O que é lesão labral do tipo Slap?

A lesão SLAP (superior labral anterior posterior) é uma patologia que acomete a inserção do cabo longo do bíceps na glenóide, na região superior do labrum. Ocorre principalmente em atletas de arremesso/movimentação acima da cabeça, com idade menor que 40 anos e geralmente acomete o lado dominante.

O que é Slap o que causa a lesão e quais são os seus principais sintomas?

A Lesão SLAP é a lesão do ombro que ocorre no lábio superior da glenóide e acomete tanto o ombro quanto o tendão da cabeça longa do bíceps, normalmente devido a algum evento traumático ou a esforço repetitivo. Os pacientes referem-se que a essa dor no ombro sem uma localização específica, o que dificulta o diagnóstico.

O que é labrum glenoidal?

O lábio glenoidal, ou labrum, é uma estrutura que fica situada na borda da glenoide, aumentando sua profundidade e melhorando a estabilidade da articulação. O lábio glenoidal é local de inserção dos ligamentos do ombro, nas porções anterior, inferior e posterior, e do bíceps, na porção superior.

Onde fica o labrum no ombro?

O labro é uma cavidade de tecido conectivo, em cuja extremidade se ligam os ligamentos do ombro, ligando e sustentando a cabeça do úmero (parte superior do braço) na cavidade da escápula.

O que é lesão labral no ombro?

O labrum é um tecido fibrocartilaginoso que margeia a borda ou periferia da glenóide, aumentando assim a sua área e atuando para manter a estabilidade da articulação do ombro. Em decorrência de eventos traumáticos ou de esforço repetitivo, ocorre a Lesão SLAP, que pode levar à dor e fraqueza no ombro.

O que é uma lesão labral?

Lesão labral no quadril é uma lesão no lábio acetabular, estrutura de fibrocartilagem que recobre a região da bacia onde a cabeça do fêmur está encaixada. Essa lesão pode ser uma fissura ou um desgaste. Geralmente causa dor na região da virilha.

O que é Slap lesion?

SLAP lesion é a sigla de Superior Labral Anterior and Posterior lesion. É a lesão do lábio superior da glenóide no local da origem do cabo longo do tendão do músculo biceps braquial.

O que é lesão do lábio glenoidal?

O lábio glenoide normalmente se rompe como resultado de trauma específico, como queda sobre braço estendido para fora. Rompimentos também podem resultar de movimento crônico acima da cabeça, como ocorre no arremesso. Um rompimento do lábio glenoide causa dor durante o movimento.

Qual a importância do lábio labrum glenoidal para a articulação do ombro?

Lábio (Labrum) Glenoidal – é uma orla fibrocartilagínea inserida ao redor da cavidade glenoide. Tem importante função na estabilização glenoumeral e quando rompido proporciona uma instabilidade articular facilitando o deslocamento anterior ou posterior do úmero (luxação).

Quais são os tratamentos cirúrgicos para as lesões Slap?

  • Existem 2 tratamentos cirúrgicos para as lesões SLAP: o reparo labral e a tenodese do bíceps. O reparo labral é a sutura do labrum superior junto à glenóide, ...

Como é o pós-operatório da Lesão SLAP?

  • Como é o pós-operatório da lesão SLAP? Após a cirurgia o paciente deve ficar imobilizado com uma tipoia por 1 mês, exercícios para ganho de amplitude da movimentação são iniciados logo após este período. O fortalecimento é prescrito após 2 a 3 meses da cirurgia e o retorno ao esporte de 5 a 6 meses.

Quais são as classificações da SLAP?

  • Quais as classificaões da SLAP? tipo III: é um rotura do lábio glenoidal na sua porção superior, o fragmento do lábio rompido fica deslocado para dentro da articulação. Está lesão também é chamada de “lesão em alça de balde”; tipo IV: a rotura do lábio da glenóide também acomete o tendão do bíceps.

Como ocorre a lesão do tipo I?

  • O lesão do tipo I é uma lesão degenerativa em que ocorre apenas fibrilação do labrum superior. A lesão de tipo I muitas vezes está associada à lesão do manguito rotador em geral é de tratamento não-cirúrgico. Na lesão do tipo II, ocorre uma desinserção completa do labrum superior junto com o bíceps.

Postagens relacionadas: