O que pode ser nódulo no fígado?
O que pode ser nódulo no fígado?
Os nódulos de fígado são massas encontradas no órgão e podem ser malignos ou benignos. Para que seja estabelecido o diagnóstico exato é importante que o paciente passe por uma consulta médica e que seja estabelecido o tipo e a localização desses nódulos hepáticos, podendo assim, iniciar o tratamento da doença.
Qual médico trata Nodulo no fígado?
Hepatologista. É o médico especializado em tratar as doenças que afetam o fígado, vesícula e vias biliares. Este profissional é capacitado para identificar as doenças hepáticas, identificar a causa e orientar o melhor tipo de tratamento, seja com remédios ou com cirurgia.
Qual o tipo de nódulo do fígado?
- Adenoma é um nódulo do fígado geralmente pequeno, benigna e assintomática. Em alguns casos, esse tipo de nódulo desaparece espontaneamente, sem causar danos ao fígado e à saúde geral do paciente. É muito comum em mulheres, na faixa etária de 30 a 50 anos, principalmente aquelas que já tiveram filhos e as que fazem tratamento à base de hormônios.
Qual a cirurgia para o câncer de nódulo?
- Caroços grandes ou malignos devem sofrer intervenção cirúrgica. Essa será a opção recomendada pelo especialista se as protuberâncias estiverem causando incômodo ou forem cancerígenas. A cirurgia é simples e minimamente invasiva, na maioria das vezes, de acordo com a localização do nódulo.
Quais são as principais doenças de fígado?
- Cirrose alcoólica e hepatite são as principais doenças de fígado que levam ao aparecimento do carcinoma hepatocelular. Por isso, é muito importante que se faça o acompanhamento correto com o hepatologista, quando existe risco de desenvolver essas doenças, de forma a diminuir as chances de câncer. Assim, se a pessoa tiver:
Como fazer o tratamento de câncer de fígado?
- O paciente deverá fazer o acompanhamento médico regular. O médico poderá encaminhar o paciente para o tratamento cirúrgico de nódulos benignos grandes e sintomáticos. Os tratamentos químicos (quimioterapia e radioterapia), antes e após a cirurgia, são realizados somente em caso de câncer de fígado.