Como deve ser feito o tratamento das mudas de banana?
Índice
- Como deve ser feito o tratamento das mudas de banana?
- Quais os cuidados devem ser tomados no transplante das mudas de banana?
- Quais são os tipos de mudas da bananeira?
- Quais são os tipos de mudas de banana mais comuns usados na implantação de um bananal?
- Como podem ser obtidas as mudas para formação de um bananal?
- Quais os principais tipos de mudas a serem obtidas O Bananal?
- Quais são as duas espécies de banana que deram origem nas principais cultivares existente no mercado?
- Como é feita a muda da bananeira?
- Como escolher o tipo de banana que você quer plantar?
- Qual o clima ideal para o cultivo da banana?
- Quais são os tipos de mudas mais utilizados?
Como deve ser feito o tratamento das mudas de banana?
Para o tratamento das mudas de rizoma inteiro recomenda-se mergulhar o rizoma por 3 a 5 minutos em solução a 1% de hipoclorito de sódio. Deve- se mergulhar as mudas apenas nas primeiras duas horas de preparo da solução, devido às perdas por volatilização.
Quais os cuidados devem ser tomados no transplante das mudas de banana?
No primeiro caso, o procedimento recomendado é remover as raízes e as partes mortas do rizoma. A limpeza acontece onde estão sendo coletadas as mudas, retirando-se toda a terra a ela aderida para evitar levar patógenos, nematóides e brocas para a área de plantio.
Quais são os tipos de mudas da bananeira?
Resumo: Tipos de mudas. Chifrinho. Chifre. Chifrão.
Quais são os tipos de mudas de banana mais comuns usados na implantação de um bananal?
(1998) Para avaliar o primeiro ciclo produtivo de bananeira `Nanicão' foram utilizados 5 tipos de muda: "chifrinho" e "chifrão" (brotações laterais com folhas lanceoladas), "guarda-chuva" (brotações separadas da planta mãe, com folhas normais), pedaços de rizomas e mudas micropropagadas.
Como podem ser obtidas as mudas para formação de um bananal?
A reprodução da bananeira é vegetativa ou clonal, por meio da separação de brotos e filhos da planta-mãe os quais, por replantio, perpetuam a espécie. Dentre os métodos mais utilizados para a obtenção de mudas de bananeira, que estão ao alcance dos produtores, destacam-se: a) o próprio bananal; e b) viveiros.
Quais os principais tipos de mudas a serem obtidas O Bananal?
Dentre os principais tipos de mudas a serem obtidas do bananal, podem-se destacar: a) Chifre: muda com altura entre 30 a 60 cm, apresentando folhas lanceoladas e um grande diâmetro na base do seu rizoma.
Quais são as duas espécies de banana que deram origem nas principais cultivares existente no mercado?
As variedades comerciais foram originalmente criadas a partir dos tipos de bananas selvagens, Musa acuminata e Musa balbisiana. Os nomes das variedades são seguidos pelos apêndices A (acuminata) e/ou B (balbisiana) de acordo com a origem dos genomas originais.
Como é feita a muda da bananeira?
- As Mudas da Bananeira. [Show slideshow] Normalmente, para que seja plantada uma bananeira, ela deve ser feita a partir de uma muda retirada de uma bananeira existente já adulta e que esteja dando frutos. O rizoma poderá ser encontrado em qualquer plantação, pois é ele que dá origem aos “chifrinhos” da bananeira.
Como escolher o tipo de banana que você quer plantar?
- Como você bem sabe, existem diversos tipos de bananas no mundo, o que a forma de plantio das bananeiras pode ser diferente, já que elas próprias o são. Dito isso, o melhor a se fazer é escolher o tipo de bananeira que você gostaria de cultivas, para a partir daí, adquirir a muda para plantar.
Qual o clima ideal para o cultivo da banana?
- Um dos fatores mais propícios ao cultivo da banana é o clima, o qual aqui no Brasil temos o mais favorável possível ao cultivo da fruta. O clima necessário para o plantio é com temperatura quente frequente, que é de extrema importância para as bananeiras.
Quais são os tipos de mudas mais utilizados?
- Os tipos de mudas mais utilizadas são: Chifrinho (até dois palmos de altura). Chifre (de dois a três palmos). Chifrão (com mais de três palmos). Muda tipo “rizoma”, ou batata da bananeira, tirada de plantas adultas que ainda não produziram cacho. Esse tipo é o mais utilizado.