O que é lesão periapical no dente?
Índice
- O que é lesão periapical no dente?
- Quais os tipos de lesões periapicais?
- O que é uma lesão Endoperiodontal?
- O que causa a lesão periapical?
- Como pode ocorrer a agudização das infecções periapicais crônicas?
- O que é o tratamento endodôntico?
- Quais as lesões periapicais crônicas mais comuns?
- Como é o tratamento de lesões periapicais?
- Quais são as palavras-chave para lesões periapicais?
- Como tratar essa lesão na fase aguda?
O que é lesão periapical no dente?
Lesão apical ou periapical ocorre na região do ápice do dente , ou seja , na ponta da raiz . Caracteriza-se no Rx como uma região escurecida, geralmente de forma arredondada que significa perda de estrutura óssea . O tratamento de canal ou retratamento é indicado na maioria dos casos .
Quais os tipos de lesões periapicais?
Já LANGLAIS (1995) classifica as lesões periapicais em quatro grupos: pericementite apical aguda, abscesso apical agudo, pericementite apical crônica (granuloma apical e cisto radicular apical), abscesso fênix e osteíte condensante apical.
O que é uma lesão Endoperiodontal?
Introdução: Lesões endoperiodontais são lesões originadas de produtos inflamatórios encontrados tanto em periodonto quanto em polpa. Tais lesões podem se originar devido a uma infecção pulpar ou periodontal.
O que causa a lesão periapical?
A Lesão periapical, é uma lesão que ocorre nesses tecidos que envolvem e se relacionam diretamente com o ápice dentário, danificando o tecido e vasos presente nessa região.
Como pode ocorrer a agudização das infecções periapicais crônicas?
Leonardo (2008) relata a possibilidade de agudecimento das alterações periapicais crônicas (granulomas e cistos). Esta ocorre quando há uma mudança na microbiota do sistema de canais radiculares, geralmente quando se manipula o canal radicular ou se houver uma queda muito acentuada na resistência do hospedeiro.
O que é o tratamento endodôntico?
A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido.
Quais as lesões periapicais crônicas mais comuns?
Dentre as lesões periapicais inflamatórias crônicas mais comuns, estão os granulomas periapicais (GPs), os cistos radiculares (CRs) e os cistos periapicais residuais (CPRs).
Como é o tratamento de lesões periapicais?
- (Persoon et al., 2017) O tratamento de grandes Lesões Periapicais (LP) varia desde o tratamento endodôntico convencional até intervenções cirúrgicas. O tratamento endodontico não cirúrgico (TENC) deve ser sempre a primeira opção em casos de dentes não vitais e com infecção do SCR.
Quais são as palavras-chave para lesões periapicais?
- Palavras-chave:“lesões periapicais”, “apexum”, “cicatrização periapical”, “tratamento endodôntico”, “cirurgia apical”, Abstract Conventional endodontic treatment or apical surgery are often the treatment options for periapical lesions. The first being the gold standard and apical surgery the last option.
Como tratar essa lesão na fase aguda?
- Foi pensando nisso que especialistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, elaboraram uma recomendação com cinco passos básicos para tratar esse tipo de lesão na chamada fase aguda, ou seja, nas primeiras 48 horas.