Qual é o SPED Fiscal?

Qual é o SPED Fiscal?

Qual é o SPED Fiscal?

O SPED fiscal é um processo de escrituração digital da Receita Federal, chamado também de EFD (Escrituração Fiscal Digital), que determina que os contribuintes enviem as informações sobre ICMS e IPI. Em outras palavras, ele é a digitalização de todas as informações de interesse do fisco com os seus contribuintes.

O que é o Sped Fiscal e Contábil?

Sped significa Sistema Público de Escrituração Digital. Trata-se de uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato específico e padronizado.

Quais as vantagens do SPED fiscal para as empresas?

  • Vantagens do SPED Fiscal para as empresas . Com o SPED Fiscal as empresas passaram a ter um recurso fácil e prático para prestar contas sobre suas movimentações internas e externas ao governo. Problemas relacionados ao Imposto de Renda, por exemplo, reduziram expressivamente após a sua criação.

Como o SPED fiscal recebe o imposto de renda?

  • Por meio do SPED ECF, recebe até mesmo a boa e velha declaração do Imposto de Renda. Sendo assim, o SPED Fiscal é aquele responsável pela transmissão da apuração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), bem como do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Quais são as declarações do SPED?

  • Em relação às declarações, o sistema do SPED instituiu as seguintes: Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD-Reinf – trata das retenções do Imposto de Renda e da Contribuição Social, além dos rendimentos pagos, exceto aqueles relacionados ao trabalho.

Qual é o Guia Prático do SPED?

  • O Guia Prático é como um MANUAL DO SPED. Lá podemos encontrar informações sobre obrigatoriedade, prazos para transmissão, leiaute do arquivo, regras de validação, tabelas a serem utilizadas e muitas outras informações. Portanto, LEIAM, é a melhor forma de iniciar seu contato com o SPED.

Postagens relacionadas: