Como utilizar a cal hidratada?

Como utilizar a cal hidratada?

Como utilizar a cal hidratada?

Aplicação da cal como pintura: Aplicar o leite de cal com a trincha, em movimentos horizontais. Entre cada demão deve-se aguardar o tempo de secagem, que varia entre 20 e 60 minutos, dependendo do substrato e das condições ambientes. Também pode ser aplicado por meio de um pulverizador.

Como preparar cal hidratado?

Num recipiente com água limpa adicionar a cal aos poucos, agitando para garantir a homogeneidade do leite de cal. Recomenda-se o uso de 2 a 2,5 litros de água para cada quilo de cal (16 a 20 litros de água/saco de 8kg).

Para que serve a cal na massa?

Usar cal na argamassa da alvenaria cerâmica preenche vazios e agiliza cura da parede. Na presença de ar, a cal endurece e atua como retentora da água de misturas. Se estiver misturada ao cimento, é ela quem vai hidratá-lo, junto da areia, que também carrega umidade. Elas vão soltando água, lentamente, à mistura.

Quais os benefícios do cal?

Um bom exemplo é a cal hidratada, utilizada junto com a argamassa para facilitar seu manuseio – o que aumenta a produtividade do pedreiro –, aumentar seu poder aglomerante, garantir maior resistência a fissuras e rachaduras, além de atuar como bactericida e fungicida.

Qual a diferença entre a cal hidratada e a cal virgem?

  • A maior diferença entre as duas substâncias é a maneira como são obtidas. Enquanto a cal hidratada é retirada da sedimentação de rochas, a cal virgem é pela calcinação, ou seja, a queima por completo de uma pedra calcária. O uso da cal do tipo hidratada é muito mais comum, pois renda mais que a virgem.

Como funcionam as argamassas à base de cal hidratada?

  • É importante ressaltar ainda que as argamassas à base de cal hidratada têm baixo módulo de elasticidade, ou seja, absorvem melhor as pequenas movimentações das construções e evitam, portanto, trincas, fissuras e até o descolamento (ou queda) dos revestimentos.

Como aumentar a alcalinidade da água?

  • Aumentando-se a alcalinidade da água de um pH de 10,5 para 11 ao adicionar cal, é inibido o crescimento de bactérias e de alguns vírus. Purificação. A cal remove impurezas como fluoreto, ferro, manganês e taninos orgânicos da água. O magnésio em calcário dolomítico é especialmente efetivo para remover sílica da água.

Postagens relacionadas: