Quem são os pronomes oblíquos?

Quem são os pronomes oblíquos?

Quem são os pronomes oblíquos?

Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.

Para que serve o pronome pessoal oblíquo?

Os pronomes oblíquos átonos podem exercer várias funções sintáticas. Objeto direto, objeto indireto e adjunto adnominal são algumas delas. Os pronomes oblíquos são aqueles que funcionam sintaticamente como complemento, diferentemente dos pronomes de caso reto, que desempenham função de sujeito na oração.

Qual a função do pronome oblíquo?

  • No enunciado, o sujeito “elas” realizará a ação (“vir”), e “ nós ” assume a função de complemento do enunciado (“até nós”), sendo, portanto, pronome oblíquo. Como vem acompanhado da preposição “até”, trata-se de um pronome oblíquo tônico. Nós podemos viajar com eles.

Quais são os pronomes oblíquos da oração?

  • Dessa vez, o sujeito da oração é “todas as cartas”. O pronome “nós” exerce função de complemento e, por isso, passa a ser um pronome pessoal oblíquo. Como complemento, esses pronomes podem ser acompanhados de preposição (sendo chamados de pronomes oblíquos tônicos) ou não (sendo chamados de pronomes oblíquos átonos).

Quais são os pronomes?

  • São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se. Lembre-se sempre de que os pronomes devem estar de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) do discurso a que correspondem. Ele te contou tudo.

Por que os pronomes precisam estar acompanhados de preposição?

  • Não precisam estar acompanhados de preposição para que o sentido seja entendido. São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se. Lembre-se sempre de que os pronomes devem estar de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) do discurso a que correspondem.

Postagens relacionadas: