Como protestar nota fiscal no cartório?

Como protestar nota fiscal no cartório?

Como protestar nota fiscal no cartório?

O protesto deve ser realizado no cartório da praça de pagamento constante do título ou documento, que, geralmente, é no local onde o devedor reside ou está instalado, por isso é muito importante ter o endereço atualizado do devedor.

Quanto tempo tenho para protestar uma nota fiscal?

Não existe prazo para protestar um título, uma vez que, segundo o art. 9.º da Lei de Protesto (Lei 9.492/97), não cabe ao Tabelião de Protesto investigar a ocorrência de prescrição ou caducidade.

É possível protestar sem nota fiscal?

Se a sua empresa não tem a obrigação de emitir a nota fiscal, como no caso do MEI nas vendas para pessoa física, então você pode tentar usar esse pedido como documento de dívida e apresentá-lo para protesto.

Como fazer o protesto de um cliente inadimplente?

  • Realizar o protesto de um cliente inadimplente pode ser a solução para receber os débitos pendentes da sua empresa. Conheça agora como funciona o protesto de boleto bancário. Realizar cobranças não é muito confortável, principalmente de boletos, quando o cliente conhece seu débito, mas não demonstra intenção de efetuar o pagamento.

Qual o prazo para protestar um título?

  • Não existe prazo para protestar um título, uma vez que, segundo o art. 9.º da Lei de Protesto (Lei 9.492/97), não cabe ao Tabelião de Protesto investigar a ocorrência de prescrição ou caducidade.

Por que o contrato pode ser protestado?

  • Se o contrato estabelece uma obrigação de pagamento e a parte obrigada não pagou, esse contrato pode ser protestado. Você precisará elaborar um demonstrativo especificando os valores devidos, como, por exemplo, as prestações em atraso e, se estiverem estipulados no contrato: multas, juros, correção monetária, e demais encargos.

Por que o boleto pode ser protestado?

  • Ou seja: cabe ao cliente tomar a decisão de limpar seu nome e recuperar o crédito no mercado. Outro ponto importante é que o boleto em si não pode ser protestado, pois é apenas um meio de pagamento.

Postagens relacionadas: