O que é protocolar uma petição?

O que é protocolar uma petição?

O que é protocolar uma petição?

Para quem não trabalha com Direito no dia a dia, a petição é definida como “a peça processual em que se exprime um pedido ao juiz”. Portanto, o peticionamento é o ato de ingressar com esse pedido ao magistrado. Normalmente, é dever do advogado que representa a parte protocolar as petições junto ao Tribunal.

Como um advogado assina uma petição?

O Advogado que redige a petição inicial deve, tanto quanto possível, ser objetivo e sucinto em suas colocações desde que estas sejam suficientes a demonstrar o Direito do cliente. A precisão e a objetividade facilitam o trabalho do Juiz e favorecem o julgamento favorável da causa ao cliente.

Como faço para consultar uma petição?

Petições enviadas por : nome do usuário logado no sistema. Petições : selecione a situação da petição. Em nome de: selecione o nome da instituição ou pessoa em nome da qual foi realizado o peticionamento. Petições cadastradas por: selecione o nome do usuário que cadastrou a petição.

Como peticionar no processo eletrônico Tj-rj?

Para isso:

  1. Acesse a página do TJERJ;
  2. Clique na opção Andamentos por e-mail no menu à esquerda da tela;
  3. Preencha os campos Conta ou email e Senha;
  4. Clique no botão Entrar;
  5. Uma vez logado, selecione a opção Criar petição, que fica ao lado esquerdo na pasta petição eletrônica - Lei 9800/99.

Quais são os requisitos da petição inicial?

  • Segundo Artigo 319 do Novo CPC, a petição inicial deve observar alguns requisitos, indicando: VII – a opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação. Completando esses sete pontos, portanto, o advogado conseguirá transmitir ao magistrado todas as informações acerca do caso.

Como fazer uma petição inicial?

  • Como fazer uma petição inicial segundo o Novo CPC? Segundo Artigo 319 do Novo CPC, a petição inicial deve observar alguns requisitos, indicando: VII – a opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação.

Qual a utilidade da petição inicial?

  • A utilidade da petição inicial é inerente aos seus dois pressupostos processuais. O primeiro deles é o da existência. Sabemos que o poder jurisdicional é um poder inerte, ou seja, que não toma a iniciativa – característica fundamental para garantir a imparcialidade.

Como fazer uma petição em PDF?

  • Petições e documentos enviados em PDF devem tomar o cuidado de já estarem formatados para PDF/A (tem várias ferramentas que fazem essa conversão gratuitamente). Primeiro clique em “adiciona” e depois “selecione o tipo”. Faça isso com todos os anexos da sua petição. Após, clique na aba seguinte, denominada “informações da Justiça do Trabalho”.

Postagens relacionadas: