O que seria uma educação libertadora?

O que seria uma educação libertadora?

O que seria uma educação libertadora?

A educação libertadora ou problematizadora estimula o aluno a participar ativamente na hora de aprender e principalmente a questionar a realidade. Na prática, o professor promove diálogo, debate e aproxima o mundo teórico do dia a dia dos alunos. É a chamada "educação ativa".

Como ter uma educação libertadora?

O diálogo é um traço essencial da educação libertadora. Todo esforço de conscientização baseia-se no diálogo, na troca, nas discussões. A humildade é um pré-requisito ético do educador que se propõe a ajudar no processo de libertação pela educação.

O que é libertadora?

Que ou aquele que liberta. Aquele que livra uma pessoa de grande perigo, um povo da escravidão: Moisés foi o libertador dos hebreus.

Como funciona o método de educação libertadora?

  • Assim, seu método não age apenas no circuito educativo, mas também na economia, na política e nas demais esferas da vida em sociedade. Sua criação, conhecida como método de educação libertadora, passa por três estágios.

Qual a origem da pedagogia libertadora?

  • “A pedagogia libertadora tem suas origens no movimento da educação popular, no final dos anos 50 e início dos anos 60, quando foi interrompida pelo golpe militar de 1964, e retoma o seu desenvolvimento no final dos anos 70 e início dos anos 80.

Qual o papel da pedagogia libertadora na transformação da sociedade?

  • Por sua vez, é fundamental explicitar que a pedagogia libertadora entende que a educação tem um papel primordial de transformação da sociedade, iniciando já nas relações sociais estabelecidas em seu campo.

Postagens relacionadas: