O que é a produtividade secundária líquida?
Índice
O que é a produtividade secundária líquida?
PSL – Produtividade Secundária Líquida, refere-se à quantidade de matéria orgânica armazenada no corpo de um animal herbívoro em determinado intervalo de tempo.
Qual é a diferença entre a produtividade primária e a produtividade secundária?
A produtividade primária é a medida da produção durante um intervalo de tempo e espaço, ou seja, é a taxa (velocidade) de produção de compostos orgânicos. A produtividade secundária é a quantidade de matéria orgânica produzida pelos consumidores primários (herbívoros) em um determinado período de tempo.
Qual a produtividade primária e líquida?
- Dos valores de produtividade primária bruta e líquida surge a eficiência ecológica. Sua porcentagem é definida pela energia transferida de um nível trófico para outro de uma cadeia alimentar. Seu valor é de, no máximo, 10% de energia transferida para outra produtividade primária.
Qual a eficiência da produção primária líquida?
- Produtividade Primária Líquida (PPL) = PPB - Respiração dos autótrofos Produtividade Líquida da comunidade (PLC) = PPL - Consumo por herbívoros. Eficiência Ecológica. Eficiência ecológica é a porcentagem de energia transferida de um nível trófico para o outro, em uma cadeia alimentar.
Como é possível medir a produtividade primária?
- Na produtividade primária, pode-se medir a tonelada de matéria seca produzida dentro de um ano, a partir de um hectare, mas também é possível medir uma unidade de massa que uma pequena superfície foi capaz de gerar, por um intervalo de tempo menor delimitado.
Qual a produtividade nos ecossistemas?
- Material teórico sobre Produtividade nos ecossistemas. A produtividade em um ecossistema pode ser conceituada como sendo a eficiência com que os organismos de determinado nível trófico aproveitam a energia recebida para produzir biomassa (Amabis & Martho, Biologia das Populações, v.3, p.343). Produtividade Primária Bruta: