O que o bisfenol faz no organismo humano?

O que o bisfenol faz no organismo humano?

O que o bisfenol faz no organismo humano?

São Paulo - O Bisfenol A é um composto usado na fabricação de plásticos e revestimentos de outros materiais. Conforme mostram pesquisa, a presença desse químico no organismo humano pode causar anomalias hormonais e outras doenças, como o câncer.

Qual plástico não tem bisfenol?

Em 2012, a ANVISA determinou a proibição da substância bisfenol-A em mamadeiras e outros utensílios para lactantes. Ainda que não existam estudos conclusivos sobre o risco à segurança do consumidor, a indústria rapidamente fez a substituição pelo polipropileno, plástico que não contém bisfenol-A.”

Qual o perigo do bisfenol?

Substância desregula o sistema endócrino Além disso, o Bisfenol pode causar disfunção no pâncreas, dificultando a produção de insulina e aumentando o risco de o corpo desenvolver diabetes. O fígado e a vesícula biliar também podem sofrer as consequências da disrupção endócrina.

Qual é o nome do BPA?

  • BPA é a forma popular de fazer referência a um composto chamado Bisfenol A. Falamos de uma substância química que é usada na fabricação do policarbonato. Já ouviu esse nome? É um plástico muito usado em itens de cozinha como potes, talheres, pratos e também presente em mamadeiras. chupetas e copinhos para bebês e crianças.

Como saber se o plástico é livre de BPA?

  • Ligue para o fabricante para ver se o produto é livre de BPA. Procure os números "1", "2" ou "5" na parte inferior dos produtos. Contêineres com esses números são livres de BPA. Avalie se o plástico é macio e maleável. Esses tipos de plásticos são normalmente livres de BPA.

Por que o BPA está presente na indústria alimentícia?

  • Na indústria alimentícia, o BPA está presente em garrafões de água mineral, revestimento para latas de alimentos e bebidas, jarras de água, formas para micro-ondas. Além de, claro, outros itens como talheres descartáveis e potes comercializados para o armazenamento de itens alimentícios.

Quais os riscos associados ao BPA?

  • Embora sejam necessários mais estudos para saber quais os riscos associados ao BPA, é importante que o seu consumo seja evitado substituindo, por exemplo, o material das embalagens usadas, para prevenir possíveis complicações na saúde. RIBEIRO, Edna; LADEIRA, Carina; VIEGAS, Susana.

Postagens relacionadas: