Qual a importância do ácido araquidônico?
Índice
- Qual a importância do ácido araquidônico?
- Quem produz ácido araquidônico?
- Quais os mediadores inflamatórios derivados do metabolismo do ácido araquidônico e suas principais ações no processo de inflamação?
- Como é gerado o ácido araquidônico?
- Qual a enzima responsável pela formação das prostaglandinas a partir do ácido araquidônico?
Qual a importância do ácido araquidônico?
O Ácido araquidônico desempenha um papel importante na construção muscular e ajuda a gerenciar termogenese e gordura corporal. Serve como um regulador da síntese de proteína do núcleo (crescimento muscular).
Quem produz ácido araquidônico?
O ácido araquidônico (AA) é um ácido graxo presente de forma esterificada nas membranas das células. Os eicosanóides são produzidos pelas vias da ciclooxigenase e lipoxigenase que, são sistema enzimáticos.
Quais os mediadores inflamatórios derivados do metabolismo do ácido araquidônico e suas principais ações no processo de inflamação?
Metabólitos do Ácido Araquidônico (AA) Via da ciclooxigenase: esta via resulta na produção de prostaglandinas, prostaciclinas e tromboxano. As duas primeiras levam à vasodilatação, inibição da agregação plaquetária e estão envolvidas na patogenia da dor e febre no processo inflamatório.
Como é gerado o ácido araquidônico?
Eles são produzidos quando a gordura do corpo é quebrada. Um desses ácidos é o ácido araquidônico, esse ácido é importante para diversas funções do corpo e também é responsável pelo crescimento das crianças.
Qual a enzima responsável pela formação das prostaglandinas a partir do ácido araquidônico?
Este, ao ser metabolizado, forma os leucotrienos, pela ação da enzima lipooxigenase, e as prostaglandinas, as prostaciclinas e os tromboxanos, pela ação da enzima ciclooxigenase (Cox). Na produção das prostaglandinas a partir do ácido araquidônico, a primeira enzima envolvida é a Cox2-4.