O que significa um medicamento ser genérico?
Índice
- O que significa um medicamento ser genérico?
- O que diz a lei do genérico?
- Qual a diferença entre medicamento genérico é similar?
- Qual o objetivo da lei dos genéricos?
- Como identificar um medicamento genérico?
- Por que esses nomes são genéricos?
- Como chegar ao medicamento genérico?
- Qual é a definição do produto?
O que significa um medicamento ser genérico?
O medicamento genérico é aquele que contém o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s), na mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência, apresentando eficácia e segurança equivalentes à do medicamento de referência e podendo, com ...
O que diz a lei do genérico?
LEI Nº 9.787, DE 10 DE FEVEREIRO DE 1999. Altera a Lei no 6.360, de 23 de setembro de 1976, que dispõe sobre a vigilância sanitária, estabelece o medicamento genérico, dispõe sobre a utilização de nomes genéricos em produtos farmacêuticos e dá outras providências.
Qual a diferença entre medicamento genérico é similar?
A eficácia e a segurança do medicamento de referência são comprovadas por estudos clínicos. Medicamento Similar - Contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica.
Qual o objetivo da lei dos genéricos?
Ela foi implementada no ano de 1999 com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a tratamentos eficazes, seguros e mais baratos. A lei viabilizou a comercialização de medicamentos com patentes expiradas para empresas que têm interesse em produzi-los.
Como identificar um medicamento genérico?
- É muito fácil identificar um genérico: ele vem com uma tarja amarela, contendo uma grande letra G e a inscrição “Medicamento Genérico”. O remédio genérico não tem nome comercial, é identificado apenas pelo princípio ativo da fórmula. No Brasil, mais de 400 princípios ativos já estão registrados na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Por que esses nomes são genéricos?
- Ao contrário dos nomes da lista acima, esses nomes ainda são amplamente conhecidos pelo público como nomes de marcas, e não são utilizados pelos concorrentes. Muitas vezes utilizado como se genérico pelos consumidores no Canadá e nos EUA, embora ainda legalmente registrado.
Como chegar ao medicamento genérico?
- Para chegar até a população, o genérico precisa passar por testes de bioequivalência (verifica se é absorvido na mesma concentração e velocidade que os medicamentos de referência) e equivalência farmacêutica (atesta que a composição do produto é idêntica ao do medicamento que o originou).
Qual é a definição do produto?
- Definição do produto Latim productus, é conhecido como o produto foi fabricado (ou seja, produzido). Esta definição do termo é bastante ampla e permite que diversos objetos incluirá dentro do conceito genérico do produto. Desta forma, uma mesa, um livro e um computador, por exemplo, são produtos.