Quem é o Procurador-geral da República atualmente?

Quem é o Procurador-geral da República atualmente?

Quem é o Procurador-geral da República atualmente?

Procurador-Geral da República (Brasil)
Procurador-Geral da República
No cargo Augusto Aras desde 26 de setembro de 2019
DuraçãoDois anos com possibilidade de recondução
Primeiro titularJosé Júlio de Albuquerque Barros
SucessãoNomeação pelo presidente da República, após a escolha ser aprovada pelo Senado Federal

O que significa procurador da República?

O procurador-geral da República é o chefe do Ministério Público Federal, ou seja, está hierarquicamente acima de todos os procuradores da República. Nessa posição, ele ou ela é o principal líder e representante da instituição perante a sociedade brasileira e as demais instituições.

Qual a função do Procurador da República?

  • Aprovado no 28; concurso para procurador da República, Raul Batista, 34, diz que as funções desempenhadas pelo cargo são essenciais para fiscalizar a ordem jurídica, democrática e o bom emprego do dinheiro público. ;Entre as principais atribuições estão a defesa dos direitos humanos e de minorias.

Qual é a bibliografia do Procurador da República?

  • A bibliografia é muito ampla, mas tem um livro que é excelente para quem deseja conhecer mais sobre as atribuições do cargo: o Manual do Procurador da República (editora Juspodivm, 2015, 1062 páginas, 2; edição, R$ 84,90);, recomenda. Ele ressalta que é importante apresentar serenidade durante a prova oral.

Qual é o cargo de procurador-geral?

  • O cargo de Procurador-Geral está diretamente relacionado ao trabalho do Ministério Público, órgão responsável por fiscalizar as ações dos três poderes. A indicação do procurador é de responsabilidade do presidente da República, mas tradicionalmente o presidente escolhe entre os nomes de uma “lista tríplice” elaborada pelo Ministério Público.

Quem é o Procurador-Geral do Ministério Público?

  • O procurador-geral desempenha as funções do Ministério Público junto aos tribunais superiores do país: o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Também atua junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Postagens relacionadas: