Qual a diferença entre professor e mentor?
Índice
- Qual a diferença entre professor e mentor?
- O que é um professor mentor?
- O que é ser um professor protagonista?
- Qual a diferença entre mentor e mestre?
- Qual a diferença entre facilitador e instrutor?
- Qual é o seu papel como professor?
- Como ser protagonista como professor?
- Quem são os alunos e professores?
- Qual é o diferencial do mentor?
- Quanto custa um mentorado?
- Quanto tempo dura um processo de mentoria?
- Qual a importância da mentoria no desenvolvimento humano?
Qual a diferença entre professor e mentor?
Um professor é um indivíduo que se dedica a transmitir conhecimentos aos alunos. Um mentor é uma pessoa experiente que atua como consultor de outro indivíduo.
O que é um professor mentor?
O mentor atua primordialmente como uma figura de suporte e motivação, conectando as atividades exercidas com as ambições, os valores e os objetivos pessoais de cada aluno.
O que é ser um professor protagonista?
A professora protagonista não é aquela perfeita, que nunca erra, que é a “sabe tudo”. Pelo contrário, ela assume a essencialidade de trabalhar em equipe, de ter rede de apoio, de buscar novas formações e novos conhecimentos. É uma professora que se considera “inacabada” e que sempre sente necessidade de buscar mais.
Qual a diferença entre mentor e mestre?
Mentor é basicamente o guia, o mestre, o conselheiro, o grande pensador. Ser mentor não é para qualquer um. Para ser mentor é preciso ter tido experiências práticas e usar seus próprios conhecimentos e vivências na sua área para poder partilha-los com seus mentorados.
Qual a diferença entre facilitador e instrutor?
facilitador: Um treinador que funciona de forma a permitir aos participantes a assumir a responsabilidade pela sua própria aprendizagem. O termo está em contraste com o instrutor mais didático, professor, conferencista, apresentador, e assim por diante.
Qual é o seu papel como professor?
Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.
Como ser protagonista como professor?
4 passos para tornar seu aluno o protagonista do próprio...
- Invista no uso de tecnologia no ambiente escolar. ...
- Conheça e aposte em novas metodologias pedagógicas. ...
- Promova diversas atividades em grupo. ...
- Promova eventos e debates em que os alunos tenham, preponderantemente, a voz.
Quem são os alunos e professores?
É o aluno o responsável final pela sua aprendizagem ao atribuir significado aos conteúdos, no entanto é o professor que determina as atividades que os alunos devem desenvolver, possibilitando uma orientação adequada ao processo de construção do conhecimento.
Qual é o diferencial do mentor?
- As três figuras são complementares e não é raro que se fundam em um mesmo indivíduo, às vezes. Mas o grande diferencial do mentor está no fato de ele funcionar como uma referência para você — uma pessoa que você lembrará, para sempre, como alguém que mudou a sua vida profissional.
Quanto custa um mentorado?
- Em geral, o mentorado paga por um pacote de sessões, cujo valor individual depende do seu objetivo e de quem é o profissional contratado. Um encontro pode custar de 1 reais, ou chegar até a 5 mil reais se o mentor for uma pessoa muito famosa.
Quanto tempo dura um processo de mentoria?
- Como funciona e quanto tempo dura um processo de mentoria? O modelo é parecido com o de um processo de coaching ou até de alguns tipos de psicoterapia. Há sessões mensais ou semanais nas quais o mentor conta sua própria história, discute ideias e faz provocações para o mentorado.
Qual a importância da mentoria no desenvolvimento humano?
- No livro “Mentoria: Elevando a maturidade e desempenho dos jovens ” (Integrare Editora, 2015), o escritor e consultor Sidnei Oliveira explica a distinção entre as diversas fases do desenvolvimento humano, e as três figuras principais que podem guiá-lo.