Qual a profilaxia da oftalmia neonatal?

Qual a profilaxia da oftalmia neonatal?

Qual a profilaxia da oftalmia neonatal?

Para realização segura da profilaxia da oftalmia neonatal, os textos – endossados pela SBP – orientam o uso da povidona a 2,5% (colírio); ou a utilização da pomada de eritromicina a 0,5% ou ainda, como alternativa, tetraciclina a 1%.

O que é oftalmia neonatal?

É uma conjuntivite do recém-nascido após contaminação durante o nascimento, com secreções genitais da mãe infectada por clamídia e gonorreia, que não foram tratadas. Surge no primeiro mês de vida e pode levar à cegueira, se não prevenida ou tratada adequadamente.

O que é profilaxia da oftalmia?

A profilaxia da oftalmia neonatal (ON) gonocócica foi iniciada em 1880. Credé a descreveu como transmitida da mãe para o neonato pelo contágio durante o parto sendo causada principalmente pela bactéria Neisseria gonorrhoeae.

Como deve ser realizada a profilaxia da oftalmia gonocócica?

Prevenção. O uso rotineiro de gotas de nitrato de prata a 1%, pomada de eritromicina a 0,5%, pomadas ou gotas oftálmicas de tetraciclina a 1% instiladas em cada globo ocular após o parto, previne de maneira eficaz a oftalmia gonocócica.

Qual método deve ser realizado para prevenção de infecções Gonocócicas no período neonatal?

O tratamento precoce e realizado de forma correta é importante para evitar complicações. A principal forma de prevenção é o acompanhamento pré-natal adequado para rastreamento e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.

Como é prevenida a oftalmia gonocócica no Recém-nascido?

A principal forma de prevenção é o acompanhamento pré-natal adequado para rastreamento e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.

O que é oftalmia gonocócica Credeizaçao?

O método de Credé ou credeização consiste na instilação ocular de uma gota de Nitrato de Prata a 1% para prevenção da oftalmia gonocócica. Este procedimento é realizado na primeira hora de vida, tanto em parto normal quanto cesáreo (ORSHAN, 2010).

O que é oftalmia gonocócica?

Oftalmia gonocócica causa uma forma aguda de conjuntivite purulenta que aparece 2 a 5 dias após o nascimento ou antes, com a ruptura prematura das membranas. O neonato apresenta edema grave de pálpebras, seguido de equimose e exsudato purulento abundante. Se não tratada, podem ocorrer ulcerações da córnea e cegueira.

Postagens relacionadas: