O que significa produção de conhecimento científico?

O que significa produção de conhecimento científico?

O que significa produção de conhecimento científico?

O conhecimento científico, retomando-o novamente, é produzido/construído a partir de pressupostos estabelecidos historicamente pela comunidade científica, tomando como base a análise dos fenômenos de forma sistemática, imparcial e seguindo a metodologia estabelecida (Córdula, 2015).

Como ocorre a produção do conhecimento científico?

De um modo geral, a produção de conhecimento científico se baseia na observação de um fenômeno da natureza, na sua descrição formal, na elaboração de uma hipótese que possa explicá-la adequadamente e por fim, na elaboração de experimentos controlados que possam demonstrar essa hipótese.

Qual a importância do conhecimento científico?

  • A importância do conhecimento científico Há muitos benefícios que a ciência trouxe e continua oferecendo para toda a sociedade. No Brasil, o conhecimento científico é geralmente produzido em universidades, e visa enriquecer o universo humano de pensamento e oferecer alguns encaminhamentos aos nossos problemas.

Como é produzido o conhecimento científico no Brasil?

  • No Brasil, o conhecimento científico é geralmente produzido em universidades, e visa enriquecer o universo humano de pensamento e oferecer alguns encaminhamentos aos nossos problemas. Assim, apesar de a ciência se alimentar da dúvida e da curiosidade, ela também depende de financiamento, processos burocráticos e até da opinião pública.

Por que o conhecimento científico é provisório?

  • Logo, o saber científico é sempre provisório: ou seja, é verdade até que se prove o contrário ou se mostre evidências o suficiente. Portanto, o conhecimento produzido pela ciência é sempre probabilístico e depende do contexto em que foram realizados os experimentos e as observações.

Quem é responsável pela produção do conhecimento?

  • Diante de tal entendimento, a universidade é responsável pela produção do conhecimento, o qual “ [... ] se produz, se reproduz, se conserva, se sistematiza, se organiza, se transforma e, sobretudo, se universaliza, disseminando seus resultados no seio da sociedade.” (SEVERINO, 2007, p.23).

Postagens relacionadas: