Qual o produto dos ribossomos do retículo endoplasmático rugoso e qual o seu destino?

Qual o produto dos ribossomos do retículo endoplasmático rugoso e qual o seu destino?

Qual o produto dos ribossomos do retículo endoplasmático rugoso e qual o seu destino?

Resposta: Os produtos são proteínas. Eles são englobados em vesículas para serem mandados para o meio extracelular.

O que é Endoplast?

O retículo endoplasmático é uma organela citoplasmática presente em células eucariontes. É um complexo sistema de membranas formado por túbulos e cisternas interligadas. ... Dentre as funções exercidas por essa organela, podemos citar a síntese e o transporte de macromoléculas.

Qual a função do retículo endoplasmático rugoso ou granular?

O retículo endoplasmático granular, que possui a membrana contínua à membrana externa que envolve o núcleo, tem como função principal guardar as proteínas que são usadas pela célula ou exportadas. ... Outra função importante do retículo endoplasmático agranular é a de participação no processo de contração muscular.

Qual o produto dos ribossomos do retículo endoplasmático?

Os ribossomos presentes na membrana do retículo endoplasmático rugoso sintetizam proteínas que são lançadas no interior da organela, a qual tem o papel de garantir que elas fiquem separadas das proteínas produzidas no citoplasma e sejam posteriormente enviadas para outras partes das células ou ainda para fora delas.

Quais os três destinos possíveis de uma proteína sintetizada no retículo endoplasmático rugoso?

As proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso são proteínas de exportação e migram para o aparelho de Goldi, onde são envolvidas por membranas.

Qual a representação do retículo endoplasmático?

  • Representação do retículo endoplasmático liso e rugoso. Observe os ribossomos no rugoso e a ligação com o núcleo celular. O retículo endoplasmático, quando associado aos ribossomos adquire uma aparência áspera, motivo pelo qual é chamado de rugoso ou granuloso.

Quais são os retículos da célula?

  • O rugoso é associado aos ribossomos e à síntese de proteínas, enquanto o liso produz os lipídios. Os retículos são estruturas membranosas compostas de sacos achatados e localizados no citosol da célula.

Quais são os tipos de retículos?

  • Essas estruturas membranosas formam uma complexa rede de canais interligados, conhecida pelo nome de retículo endoplasmático. Pode-se distinguir dois tipos de retículo: rugoso (ou granular) e liso (ou agranular).

Quais são os tipos de lipídios produzidos no retículo liso?

  • Outros tipos de lipídios produzidos no retículo liso são os hormônios esteroides, entre os quais estão a testosterona e os estrógeno, hormônios sexuais produzidos nas células das gônadas de animais vertebrados. Desintoxicação. O retículo endoplasmático liso também participa dos processos de desintoxicação do organismo.

Postagens relacionadas: