Qual seria o papel dos fibroblastos?

Qual seria o papel dos fibroblastos?

Qual seria o papel dos fibroblastos?

Os fibroblastos são as principais células envolvidas na cicatrização e têm por principal função a manutenção da integridade do tecido conjuntivo, pela síntese dos componentes da matriz extracelular (JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2004).

O que produzem os fibroblastos?

Os fibroblastos são originalmente derivados do mesênquima primitivo e, portanto, exibem a proteína filamento vimentina, que atua como um marcador de origem mesodérmica. Em alguns casos, as células epiteliais também podem produzir fibroblastos, um processo conhecido como transição epitelial-mesenquimal.

Quais os fatores responsáveis pela proliferação dos fibroblastos?

  • Nos tecidos ósseos e cartilaginosos, são responsáveis pela liberação da matriz extracelular que confere as características determinantes destes tecidos. Diferentes fatores químicos, físicos e ambientais podem reduzir a capacidade proliferativa dos fibroblastos.

Quais são as características dos fibroblastos?

  • No microscópio, outras características dos fibroblastos podem ser observadas, tais como: 1 O citoplasma pode apresentar modificação da aparência; 2 Tem retículo endoplasmático rugoso; 3 Tem ribossomos; 4 Tem Complexo de Golgi; 5 Apresenta Mitocôndrias.

Como os fibroblastos se originam?

  • Os fibroblastos se originam de células mesenquimais primitivas e pluripotenciais. Em algumas ocasiões de emergência, o organismo, por um processo chamado de transição epitelial-mesenquimal (EMT), é capaz de formar fibroblastos a partir de células epiteliais.

Por que O fibroblasto é diferente de outros tecidos?

  • O fibroblasto tem uma capacidade de diferenciação muito grande de outros tecidos, seja por que ainda está indiferenciado ou por que se encontra imaturo (dependendo de seu estágio). Sendo assim, é bem diferente de outras estruturas corporais, tais como: Tecido ósseo.

Postagens relacionadas: