Como faço para cobrar uma nota promissória?

Como faço para cobrar uma nota promissória?

Como faço para cobrar uma nota promissória?

Quando o credor se depara com uma nota promissória prescrita, o mesmo ainda poderá cobrá-la judicialmente, mediante o ajuizamento da chamada Ação Monitória. A Ação Monitória é um procedimento originário do Direito Medieval Italiano e que com o tempo, evoluiu e obteve ampla adesão por parte do restante da Europa.

Qual a importância do documento promissória?

  • No mundo da contabilidade se escuta muito o termo “nota promissória” e o uso deste documento também é bem amplo no mundo dos negócios. Isso porque, quando se lida com assuntos financeiros, todo documento que gere confiança, credibilidade e garantia tem uma grande importância.

Como funciona uma nota promissória?

  • Como funciona uma nota promissória. De acordo com os termos da contabilidade, para uma nota promissória existir ela precisa de duas partes: o emitente ou subscritor, que é aquele que deve e o beneficiário, ou tomador, que é quem deu o crédito e deve receber o valor de volta.

Qual a numeração de uma Promissória?

  • Uma promissória deve conter, obrigatoriamente, os seguintes campos preenchidos: Nº da Nota. Se se tratarem de 10 notas: 01 de 10, 02 de 10, 03 de 10…. Ou, então: 01/10, 02/10, 03/10… A inclusão da numeração é obrigatória mesmo se for apenas uma nota, ficando assim: 01 de 01 ou assim 01/01.

Como fazer o preenchimento da nota promissória?

  • Vale lembrar, que o preenchimento da nota promissória não permite rasuras, já que nesse caso ela perde o valor legal. Assim como a maioria dos títulos de crédito, a nota promissória pode ser firmada à ordem, ou seja, com a permissão de que ela seja transferida para outras pessoas mediante uma simples assinatura no verso.

Postagens relacionadas: