Qual a importância da educação em saúde para promoção e prevenção à saúde?

Qual a importância da educação em saúde para promoção e prevenção à saúde?

Qual a importância da educação em saúde para promoção e prevenção à saúde?

A Educação em Saúde assume um papel fundamental na nossa sociedade levando informação e conhecimento à população sobre como podemos cuidar melhor da nossa saúde, principalmente de maneira preventiva. Ao focarmos em informação e prevenção é possível evitar doenças, usufruindo de uma vida com mais saúde e qualidade.

Qual é a importância da saúde na educação?

A educação e a saúde são espaços de produção e aplicação de saberes destinados ao desenvolvimento humano, havendo um consenso sobre o relevante papel de ações de promoção da saúde e de educação em saúde desenvolvidas dentro das escolas, garantindo a formação integral dos alunos.

Quais são as finalidades do programa de promoção e educação em saúde?

  •   FINALIDADES DO PROGRAMA DE APOIO À PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE (PAPES)  13 6.   OBJETIVOS ESTRATÉGICOS  14 7.   AÇÕES  15 8.   MAPA ESTRATÉGICO  16 9.   ÁREAS TEMÁTICAS  19 10.   RECURSOS  19 11.   COMUNICAÇÃO E DISSEMINAÇÃO  19 12.   METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO  19 3 ABREVIATURAS DGE DIREÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO EPS ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE

Qual é a promoção da Saúde?

  • A promoção da saúde é o resultado de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos e culturais, coletivos e individuais, que se combinam de forma particular em cada sociedade e em conjunturas específicas, resultando em sociedades mais ou menos saudáveis.

Por que a educação para a saúde?

  • A educação para a saúde pretende aumentar os conhecimentos dos indivíduos, dotando-os de ferramentas que lhes permitam uma melhor aprendizagem, ampliando os seus conhecimentos e desenvolvendo competências que permitam melhorar a saúde individual e da comunidade envolvente.

Quais são os modelos de Educação em saúde?

  • Existem diversidades nos modelos de educação em saúde, sendo que todas evidenciam um objetivo em comum, que é a mudança de hábitos, atitudes, e comportamentos individuais, em grupos e no coletivo. Tal mudança de comportamento está atrelada a aquisição de novos conhecimentos e adoção de atitudes favoráveis à saúde.

Postagens relacionadas: