Como curar prolapso retal em gatos?

Como curar prolapso retal em gatos?

Como curar prolapso retal em gatos?

O tecido é removido cirurgicamente e uma sutura específica é realizada para correta cicatrização do reto. Nos casos em que o prolapso torna-se recorrente, além da redução, sutura parcial do ânus e manejo dietético, uma técnica chamada “colopexia” pode ser necessária.

Quais as causas de prolapso retal em gatos?

No geral, o prolapso retal em gatos tem causas como:

  • Trauma, como atropelamento ou queda, por exemplo;[1]
  • Diarreia;
  • Tenesmo (vontade e tentativa de evacuar, mesmo quando não há necessidade),

O que causa o prolapso retal?

O prolapso retal é a protrusão indolor do reto pelo ânus. Um prolapso retal geralmente causado durante o esforço, como durante uma evacuação. O diagnóstico é baseado em um exame físico e em vários exames de imagem. O prolapso retal em bebês e crianças geralmente é curado sem cirurgia.

O que é prolapso retal em felinos?

O prolapso retal é a inversão de uma ou mais camadas do reto através do ânus, podendo ser parcial ou completo, dependendo das estruturas envolvidas. Ocorre em cães e gatos de qualquer idade, raça ou sexo, mas é visto com mais freqüência em animais jovens com diarréia e tenesmo graves (Guedes et al., 2012).

O que fazer com prolapso retal?

A única solução eficaz para o prolapso retal em adultos, principalmente se for frequente, é o tratamento cirúrgico para prolapso retal, que consiste na retirada de uma parte do reto e na fixação do mesmo ao osso sacro por via perineal ou abdominal.

Como é feita a cirurgia de prolapso retal?

A técnica cirúrgica mais utilizada no tratamento do prolapso retal é a sacropromontofixação do reto por via abdominal, porém nos últimos anos a proctossigmoidectomia via perineal tem sido retomada como alternativa para pacientes idosos com comorbidades.

Como diagnosticar prolapso retal?

O diagnóstico do prolapso retal é clínico, através do exame físico....Os exames que podem ser feitos para acompanhamento de prolapso retal são:

  1. Retossigmoidoscopia.
  2. Colonoscopia.
  3. Defecografia.
  4. Cinedefecografia por Ressonância Magnética.

Qual a melhor pomada para prolapso retal?

O tratamento do prolapso retal é sempre cirúrgico... infelizmente não existe pomadas ou medicações que resolvam o problema. Muitas vezes esses medicamentos ajudam no alívio dos sintomas e na redução manual (Temporária) do prolapso, mas não acabam com o problema.

Como é feito a cirurgia de Retocele?

Basicamente, é feita uma incisão no períneo e um reforço da região entre o ânus e a vagina. Isso falando de uma forma bem simplificada.

Qual a causa do prolapso anal em gatos?

  • Não há uma causa específica para essa condição em gatos, mas os veterinários fazem a verificação para detecção de doenças que causam irritação e desconforto, e trabalham no sentido de sua resolução. Com diagnóstico e tratamento apropriados, o prolapso anal pode ser controlado ou eliminado.

Qual a causa do prolapso retal?

  • Se esta porção do reto ficar exposta muito tempo, a região pode tornar-se escurecida devido à necrose da mucosal. O prolapso retal reflete uma movimentação exagerada do intestino, ou seja, os movimentos normais deste órgão (peristaltismo) estão ocorrendo de forma exagerada.

Quais são os exames para acompanhamento de prolapso retal?

  • Os exames que podem ser feitos para acompanhamento de prolapso retal são: 1 Retossigmoidoscopia 2 Colonoscopia 3 Defecografia 4 Cinedefecografia por Ressonância Magnética More ...

Quando o prolapso é parcial?

  • Quando o prolapso é parcial (prolapso mucoso), uma técnica de grande valia é a Ligadura Elástica. Além disso, pode-se tentar exercícios de fortalecimento perineal.

Postagens relacionadas: