Qual é a classificação do pronome?
Qual é a classificação do pronome?
1 – Caso reto Os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas) são, em geral, identificados como subjetivos, ou seja, desempenham o papel de sujeito. Todavia, há casos em que podem exercer as funções de predicativo do sujeito e vocativo (tu e vós).
Qual a classificação do pronome mim?
Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo. Os pronomes pessoais do caso oblíquo têm a função de complemento verbal ou complemento nominal. São eles: me, mim, comigo.
Como este ou como esse?
“Este ou esse” quanto ao tempo “Este” deve ser utilizado quando fizer referência ao momento presente ou um passado próximo à pessoa que fala, enquanto “esse” deve ser utilizado quando se tratar de um passado, futuro próximo ou tempo distante da pessoa que fala.
Qual é a classificação do pronome ninguém?
Pronomes Indefinidos: Eles acompanham ou substituem o substantivo de maneira vaga, indefinida, são eles: Algum, alguma, nenhum, nenhuma, todas, todos, alguém, ninguém, muito, poucos, qualquer, tudo, nada: O filme começaria à tarde, mas ninguém comprou os ingressos.
Como classificar os pronomes?
- Classificação completa Os pronomes são classificados em vários tipos de acordo com a função que exercem na oração. Desse modo, pode-se dizer que os pronomes podem ser usados como: Para entender melhor qual a função de cada tipo de pronome confira, abaixo, a breve explicação sobre cada um deles com exemplos.
Qual é o significado do pronome?
- Pronome é a palavra que se usa para substituir o nome do objeto ou da pessoa já indicados anteriormente em uma frase. Toda expressão que tem o papel de retomar o sujeito da sentença é considerada um pronome. Portanto, as frases com palavras como ele, ela, que, neste e tantas outras podem ser consideradas pronominais.
Por que os pronomes são subclassificados?
- Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo. Além disso, são subclassificados em pessoais do caso reto, pessoais oblíquos tônicos e átonos, de tratamento, relativos, possessivos, demonstrativos, indefinidos e interrogativos.
Qual a função do pronome substantivo?
- Ele tem a função de relacionar o substantivo a uma das três pessoas do discurso (quem fala, com quem se fala e de quem se fala), podendo ainda indicar a posse de um objeto ou sua localização. Quando substituem o substantivo, denominam-se pronome substantivo; quando o acompanham, pronome adjetivo.