Para que serve o pronome pessoal oblíquo?
Para que serve o pronome pessoal oblíquo?
Os pronomes oblíquos átonos podem exercer várias funções sintáticas. Objeto direto, objeto indireto e adjunto adnominal são algumas delas. Os pronomes oblíquos são aqueles que funcionam sintaticamente como complemento, diferentemente dos pronomes de caso reto, que desempenham função de sujeito na oração.
Como usar os pronomes corretamente?
Há três colocações possíveis desses pronomes em relação ao verbo:
- Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
- Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
- Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.
Como usar pronome corretamente?
Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.
Como funcionam os pronomes oblíquos?
- * Os pronomes oblíquos “o, a, os, as, lo, la, los, las, no, na, nos, nas” funcionam somente como objeto direto. Convidei a garota para passear. Convidei- a para passear. Devemos arrumar a mesa para o jantar. Devemos arrumá- la para o jantar.
Qual a função do pronome oblíquo na sentença?
- Os pronomes oblíquos tônicos contraídos (contigo, por exemplo) freqüentemente exercem a função de adjunto adverbial de companhia ( ex.: Ele carregava este nome consigo). O pronome oblíquo, quando exerce a função de objeto direto, adquire formas especiais conforme a posição que ocupa na sentença.
Quais são os pronomes?
- São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se. Lembre-se sempre de que os pronomes devem estar de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) do discurso a que correspondem. Ele te contou tudo.
Qual o pronome e o objeto direto?
- O pronome e o objeto direto. O objeto direto é formado por um nome, em geral um substantivo. Esse nome pode vir substituído por um pronome. Quando isso ocorre, o pronome empregado deve ser o pronome oblíquo (me, te, o, se e etc.). O pronome reto (eu, tu, ele e etc) ocupa sempre a posição de sujeito da oração.