O que é Prontuário NR13?
Índice
- O que é Prontuário NR13?
- O que é considerado um vaso de pressão?
- O que é um Prontuário de uma caldeira?
- Para que serve o prontuário do vaso?
- O que se fala na NR13?
- Como saber a categoria de um vaso de pressão?
- Como funcionam os vasos de pressão?
- Quais são os documentos necessários para o vaso de pressão?
- Por que os vasos de pressão precisam de projetos específicos?
- Qual a diferença entre a pressão interna e a externa?
O que é Prontuário NR13?
A Elaboração do Prontuário NR 13 é o conjunto de documentos e registros do projeto de construção, fabricação, montagem, inspeção e manutenção dos equipamentos que tem como objetivo a adequação da empresa e prevenção de acidentes, doenças e problemas advindos de Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações, este documento é ...
O que é considerado um vaso de pressão?
Por definição, um vaso de pressão é um recipiente ou reservatório projetado para conter fluidos como gases ou líquidos a uma pressão interna substancialmente diferente da pressão ambiente. A diferença entre vaso de pressão e caldeiras é que no primeiro não há uma chama em seu interior.
O que é um Prontuário de uma caldeira?
O Prontuário vasos de pressão / caldeira atualizado é um dos documentos exigidos pela NR13, para Caldeiras e Vasos de Pressão, é fundamental que este documento esteja arquivado no local onde o equipamento está instalado.
Para que serve o prontuário do vaso?
O Prontuário atualizado é um dos documentos obrigatórios que o estabelecimento, onde o vaso estiver instalado, deverá possuir. Ele é o registro de nascimento do vaso de pressão, e deverá ser fornecido pelo fabricante do equipamento no momento de sua aquisição.
O que se fala na NR13?
A NR 13 e sua importância Como mencionamos na introdução, a NR 13 se trata da norma que determina os requisitos mínimos para a gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação ligados à operação, inspeção, instalação e manutenção.
Como saber a categoria de um vaso de pressão?
Classe A – Combustíveis em geral, inflamáveis, acetileno, hidrogênio e tóxicos; Classe B – Todas as substâncias cuja temperatura não ultrapasse 200 graus Celsius; Classe C – Vapor de água, ar simples e ar comprimido e gás asfixiante; Classe C – Todos os gases e fluidos que não estão listados nas categorias anteriores.
Como funcionam os vasos de pressão?
- Os vasos de pressão servem, basicamente, para três finalidades: – Armazenar gases sob pressão, para que possam ter um maior peso num volume relativamente pequeno; – Acumulação intermediária de gases e líquidos, em sistemas onde é necessária essa função, entre as etapas de um mesmo processo ou mesmo entre processos diferenciados entre si;
Quais são os documentos necessários para o vaso de pressão?
- – Um manômetro, instrumento que indica a pressão de operação do vaso. Além dos equipamentos, é necessário que os vasos de pressão também tenham alguns documentos, na falta dos quais também recaem penalidades, como multas e possíveis embargos do equipamento: – Relatórios de inspeção (falta que gera multa de R$ 4 mil a R$ 20 mil).
Por que os vasos de pressão precisam de projetos específicos?
- Os vasos de pressão necessitam de projetos específicos para sua construção, mantendo cuidados especiais na fabricação, na montagem e nos testes, uma vez que podem trazer riscos aos operadores, por operar com altas pressões e temperaturas elevadas.
Qual a diferença entre a pressão interna e a externa?
- – Vasos de baixa pressão, quando não existe muita diferença entre a pressão interna e a externa; – Vasos de alta pressão, quando se exige maior concentração dos fluídos e gases dentro dos vasos, em diferenças mais acentuadas entre as pressões interna e externa.