Para que serve o prontuário médico?
Índice
- Para que serve o prontuário médico?
- Quem pode ter acesso ao prontuário médico?
- Como acessar um prontuário médico?
- O que têm em um prontuário médico?
- O que não deve ser feito no prontuário?
- Em quais situações outra pessoa pode ter acesso ao prontuário do cliente?
- Qual a origem do prontuário médico?
- Por que o prontuário médico é verídico?
- Qual o prontuário médico do paciente?
- Quais são os itens obrigatórios para prontuário médico?
Para que serve o prontuário médico?
O principal objetivo do prontuário é servir como base para a comunicação entre profissionais de saúde, integrando e garantindo a continuidade do tratamento. As informações também dão maior segurança ao paciente, que tem o direito de ser esclarecido sobre o documento.
Quem pode ter acesso ao prontuário médico?
O próprio paciente, ou seu representante legal, tem o direito de solicitar e obter cópia integral de seu prontuário. Esse direito está previsto no Código de Ética Médica e no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Como acessar um prontuário médico?
Aplicativo do Ministério da Saúde, o Meu DigiSUS é uma nova ferramenta de acesso para que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acompanhem seu histórico na saúde pública.
O que têm em um prontuário médico?
O prontuário deve conter, de forma legível, identificação do paciente; evolução médica diária (no caso de internação); evoluções de enfermagem e de outros profissionais assistentes; exames laboratoriais, radiológicos e outros; raciocínio médico, hipóteses diagnósticas e diagnóstico definitivo; conduta terapêutica, ...
O que não deve ser feito no prontuário?
O que não deve ser feito no Prontuário
- Escrever à lápis.
- Usar líquido corretor, conhecido como "branquinho"
- Deixar folhas em branco.
- Fazer anotações que não se referem à paciente.
Em quais situações outra pessoa pode ter acesso ao prontuário do cliente?
O Conselho Federal de Medicina emitiu a Recomendação nº 3/2014 orientando que os profissionais médicos e os hospitais forneçam os prontuários médicos quando solicitado pelo cônjuge/companheiro ou qualquer parente em linha reta, ou colateral de quarto grau.
Qual a origem do prontuário médico?
- O prontuário médico surgiu de uma palavra em latim, que significa depósito de informações. Este documento deve estar sempre à mão dos profissionais de saúde no atendimento de um paciente. No Brasil, o primeiro hospital a implantar o serviço de arquivo médico e estatística foi o Hospital das Clínicas, em 1943, pela Dra.
Por que o prontuário médico é verídico?
- Vale destacar que o prontuário médico é importante instrumento de prova judicial, sendo acompanhado de presunção de veracidade, ou seja, é considerado verídico até prova em contrário. Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
Qual o prontuário médico do paciente?
- O prontuário médico é do paciente, mas sua posse é do médico, se em consultório particular, ou do estabelecimento no qual o paciente está sendo atendido.
Quais são os itens obrigatórios para prontuário médico?
- Já a Resolução CFM mostra os itens obrigatórios para qualquer tipo de prontuário médico. Falarei mais deles nos tópicos a seguir.