Como pode ser realizada a propagação de olerícolas Cite exemplos?

Como pode ser realizada a propagação de olerícolas Cite exemplos?

Como pode ser realizada a propagação de olerícolas Cite exemplos?

A maioria das olerícolas são produzidas por sementes. Por isso, são disseminadas por meio de semeadura, que pode ser feita no local definitivo, no caso do almeirão, e da salsa; em sementeira, como a alface e a cebola; ou em algum recipiente, como copos de jornal, sacos plásticos ou bandejas.

Quais os tipos de reprodução das hortaliças?

Hortaliças ou frutas, ambas podem ser propagadas por meio de sementes, o que no jargão científico é chamado de reprodução sexuada ou gâmica, e também a partir de alguma parte vegetativa da planta – reprodução assexuada ou agâmica.

Qual é a forma mais utilizada de propagação de olerícolas?

A maneira mais comum de propagação, para a maioria das espécies de hortaliças economicamente exploradas, é a semente (via sexuada), tornando-se comercialmente a mais utilizada.

Quais as particularidades da olericultura?

A olericultura é a área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas.

Como é a classificação técnica das hortaliças Cite um exemplo de cada?

A classificação é a seguinte: Hortaliças tuberosas - são aquelas cujas partes utilizáveis desenvol- vem-se dentro do solo, compreendendo: tubérculos (batatinha, cará), rizomas (inhame), bulbos (cebola, alho) e raízes tuberosas (cenoura, beterraba, batata-doce, mandioquinha-salsa).

Quais são as hortaliças assexuadas?

  • Solanum tuberosum. Batata. Tubérculo. Assexuada*
  • Dioscorea spp. Inhame ou Cará Tubérculo. Assexuada.
  • Allium cepa. Cebola. Bulbo. Sementes.
  • Allium sativum. Alho. Bulbo. Assexuada.
  • Colocasia esculenta. Taro. Rizoma. Assexuada.
  • Zingiber officinalis. Gengibre. Rizoma. Assexuada.

Quais são as duas forma de propagação das hortaliças defina cada uma delas?

A propagação é a capacidade de uma planta se reproduzir e deixar descendentes. Uma planta pode se propagar de duas formas diferentes: via sexuada (sementes) ou assexuada (partes vegetativas).

Como é chamado o processo de propagação de hortaliças em que não se usa a semente?

A propagação vegetativa é uma forma de multiplicar os vegetais. ... Isso, porque os vegetais podem se reproduzir de forma assexuada (ou seja, sem ocorrer a fecundação e produção de sementes). Essa reprodução ocorre por meio de partes de plantas, que originam indivíduos geralmente idênticos à planta-mãe, ou seja, clones.

Qual a melhor técnica para propagação de plantas?

  • É uma técnica que oferece excelentes possibilidades para propagação comercial de plantas, possibilitando a obtenção de grande número de indivíduos a partir de poucas matrizes, em curto espaço de tempo e em reduzida área de laboratório (Bonga & Von Aderkas, 1992).

Quais são os métodos de propagação vegetativa de Eucalyptus?

  • Métodos de propagação vegetativa de espécies florestais Embora a propagação vegetativa de Eucalyptusseja relativamente recente, vários métodos têm sido desenvolvidos desde seu início. Atualmente, os principais métodos usados e, ou, com potencial de utilização futura, em nível comercial, são: estaquia, micropropagação, microestaquia e miniestaquia.

Qual o meio de propagação das mudas?

  • No caso de fazer as mudas, deve-se observar o meio de propagação e qual meio é melhor para cada tipo de frutífera. As frutíferas podem ser propagadas por meio da propagação sexuada ou pela assexuada.

Quais fatores interferem na propagação vegetativa de espécies florestais?

  • Entre os principais fatores que interferem na propagação vegetativa de plantas, têm-se: maturação/juvenilidade dos propágulos, nutrição mineral da planta matriz, reguladores de crescimento, luminosidade, temperatura, umidade, técnica de propagação, entre outros. Métodos de propagação vegetativa de espécies florestais

Postagens relacionadas: