O que é pronome possessivo exemplo?

O que é pronome possessivo exemplo?

O que é pronome possessivo exemplo?

Palavras que indicam posse Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Quais são os pronomes demonstrativos e possessivos?

Pronomes possessivos: são palavras que, ao indicarem a pessoa gramatical (possuidor), acrescentam a ela a idéia de posse de algo (coisa possuída). Pronomes Demonstrativos são palavras que indicam, no espaço ou no tempo, a posição de um ser em relação às pessoas do discurso.

O que quer o pronome possessivo?

Os pronomes possessivos são os tipos de pronomes que fazem uma referência às pessoas do discurso indicando uma relação de posse. ... Pronomes possessivos normalmente indicam posse, como por exemplo: meu, minha, teu, tua, seu, sua, etc. Indicando para algo ou alguém.

Qual o significado do pronome possessivo?

  • Definição e emprego do pronome possessivo. ... Pronome possessivo é o tipo de pronome que indica a que pessoa do discurso pertence o elemento ao qual se refere.

Por que você não é um possessivo?

  • 1 - A forma seu não é um possessivo quando resultar da alteração fonética da palavra senhor. Por exemplo: Muito obrigado, seu José. 2 - Os pronomes possessivos nem sempre indicam posse. Podem ter outros empregos, como: a) indicar afetividade. Por exemplo:

Quais são os pronomes pessoais?

  • Nesse exemplo, utilizamos dois pronomes: o pronome demonstrativo “aquela” para indicar algo (no caso o bicicleta) e o pronome possessivo “minha” que transmite a ideia de posse. 1. Pronome Pessoal Os pronomes pessoais são aqueles que indicam a pessoa do discurso e são classificados em dois tipos:

Qual a posição do pronome antes do verbo?

  • Existem algumas convenções a respeito da posição que o pronome ocupa em relação ao verbo. Dependendo do contexto, ele pode ficar antes do verbo (próclise), depois do verbo (ênclise) ou, em casos mais específicos, no meio do verbo (mesóclise). A próclise ocorre quando, antes do verbo, algumas palavras “atraem” o pronome oblíquo.

Postagens relacionadas: