Pode haver prorrogação de competência no processo trabalhista de juiz incompetente?

Pode haver prorrogação de competência no processo trabalhista de juiz incompetente?

Pode haver prorrogação de competência no processo trabalhista de juiz incompetente?

A incompetência relativa é arguida por meio de exceção. Caso o réu não o faça, no momento oportuno, dar-se-á a prorrogação da competência e o juiz que era incompetente passa a ser competente, embora pudesse ter sido afastado.

É correto dizer que a não alegação da incompetência relativa é uma modalidade de prorrogação expressa de competência?

Já o artigo 65 do Novo CPC dispõe que em caso de incompetência relativa, se o réu não alegar a incompetência em preliminar de contestação, será prorrogada a competência do juízo.

Como ocorre a prorrogação da competência?

  • Igualmente trata dessa modificação em seu artigo 114, ao dispor que ocorrerá a prorrogação da competência se a parte (normalmente o réu - v. art. 304) não opuser a exceção declinatória de foro ou de juízo.

Como a prorrogação atinge a competência de juízo?

  • A prorrogação atinge ainda a competência de juízo (sendo ela relativa), conforme deflui, aliás, da própria dicção dos artigos 1 do diploma processual civil, mais adiante examinados.

Qual a competência da Justiça do trabalho para o exercício do direito de greve?

  • Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: I as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; II as ações que envolvam exercício do direito de greve;

Qual a competência do empregado?

  • Nesta hipótese a competência será da vara da localidade em que se situa a filial a que o empregado está subordinado. Não havendo, será o local do domicílio do empregado. Aqui a CLT traz uma hipótese onde o domicílio do empregado será o critério para determinar a competência.

Postagens relacionadas: