O que é proteção anódica?

O que é proteção anódica?

O que é proteção anódica?

A proteção anódica é uma técnica de proteção contra a corrosão muito parecida com a catódica. A diferença consiste, basicamente, no esquema de ligação entre o retificador, os ânodos inertes e a estrutura metálica a ser protegida.

O que é proteção catódica ou anódica?

A Proteção Catódica é uma técnica usada para controlar a corrosão de uma superfície metálica, tornando-a o cátodo de uma célula eletroquímica. Um método simples de proteção conecta o metal a ser protegido a um "metal de sacrifício" mais facilmente corrosível para atuar como o ânodo.

Quais são os tipos de proteção anódica mais usadas?

Atualmente são conhecidos dois tipos de Proteção Catódica, um feito através de Anodo de Sacrifício Galvânico, ou simplesmente Galvânico, e o outro feito através de Corrente Impressa.

O que é proteção galvânica?

A corrosão galvânica ocorre quando dois materiais metálicos diferentes estão em contacto elétrico num mesmo eletrólito. Existem vários Sistemas de Proteção, o Sistema de Proteção Galvânica é um deles. Na Proteção Galvânica utilizam-se Ânodos Galvânicos para fornecer proteção contra a corroção do aço.

Quais os tipos de proteção catódica?

Existem dois tipos de sistemas de proteção catódica: corrente galvânica e corrente impressa. Corrosão e proteção catódica são fenômenos eletroquímicos. Compreender corrosão e a proteção catódica requer um conhecimento básico de química e eletroquímica.

Quais são os principais métodos de proteção por revestimentos?

Proteção por revestimentos A cobertura com zinco , denominada galvanização, protege o aço galvanicamente porque o zinco é anódico ao metal de base e portanto é preferencialmente corroído na maioria dos ambientes. Eletrodeposição é talvez o processo mais caro para revestimento do aço.

Qual o objetivo da proteção catódica?

A proteção catódica é uma importante técnica para a proteção contra a corrosão de instalações metálicas enterradas ou submersas. Além dessas instalações a proteção catódica também é utilizada para a proteção de ferragens de reforço de estruturas de concreto.

Qual o problema com a proteção anódica?

  • Um dos problemas associados à proteção anódica é que, se o metal antes da aplicação da proteção estiver totalmente no estado ativo, a corrente aplicada inicialmente deverá ser superior a corrente crítica, o que pode significar valores muito elevados, o que implica em fontes de corrente mais caras.

Quais são os sistemas de proteção catódica?

  • Os sistemas de proteção catódica são muito utilizados no mundo inteiro para a garantia de proteção contra a corrosão de: Oleodutos, gasodutos, polidutos, minerodutos e adutoras. Plataformas de petróleo, navios, embarcações.

Qual a diferença entre a proteção e o ânodo de sacrifício?

  • A diferença entre essa proteção e a de ânodo de sacrifício é que na primeira a polarização ocorre espontaneamente pelo contato entre os dois metais, enquanto nessa a corrente é fornecida externamente. A proteção anódica, ao contrário da catódica, faz do metal ser protegido um ânodo.

Qual é o sistema de proteção catódica de uma tubulação?

  • Um sistema de proteção catódica de corrente impressa para uma tubulação consiste em uma fonte de energia de CC, muitas vezes um transformador-retificador de CA e um ânodo, ou conjunto de ânodos enterrados no solo (o leito de ânodos).

Postagens relacionadas: