O que é protensão limitada?

O que é protensão limitada?

O que é protensão limitada?

Na protensão limitada admite-se tensões moderadas de tração em serviço, onde podem ser utilizadas classes de agressividade ambiental II com armadura ativa pré-tracionada, e III ou IV com pós tração.

O que significa protensão completa?

A protensão completa, também chamada de total, é utilizada em casos de estruturas expostas a ambientes agressivos porque proporciona melhores condições de proteção das armaduras contra a corrosão. Nesses casos a protensão é de tanta intensidade que elimina completamente as tensões de tração no concreto.

Como é feito o aço de protensão?

  • Para a sua realização, o aço de protensão é colocado dentro da peça de concreto em um tubo que o mantem isolado concreto. Depois que tudo está no local correto, são colocadas ancoragens nas extremidades do aço que está fora da peça.

Por que a protensão é limitada?

  • Nesses casos a protensão é de tanta intensidade que elimina completamente as tensões de tração no concreto. Isso significa que as peças não vão ter fissuras. Já a protensão limitada submete as peças de concreto a tensões menores do que aquelas que seriam produzidas em uma protensão completa.

Como funciona o sistema de protensão não aderente?

  • Esse método possui uma carga de ruptura menor que a aderente, porém, como não é necessário preencher o duto como no caso anterior, esse método se torna mais simples e mais barato, sendo muito utilizado em casos que não são necessárias cargas tão grandes como as aplicadas na protensão aderente. Figura 7 – Sistema de protensão não aderente.

Quais são os diferenciais desse artifício de protensão?

  • Todos esses diferenciais estão relacionados à capacidade do artifício de protensão deslocar a faixa de trabalho do concreto para o campo das compressões. Isso faz com que a seção do concreto que não contribuía para a inércia do elemento passe a contribuir, ou seja, toda a seção passa trabalhar de forma íntegra.

Postagens relacionadas: