Que tipos de protensão podem se empregar em pontes e viadutos?

Que tipos de protensão podem se empregar em pontes e viadutos?

Que tipos de protensão podem se empregar em pontes e viadutos?

A protensão Existem dois tipos de protensão: pré-tração e pós-tração. Em ambos, as armaduras são alongadas com macacos hidráulicos. Na pré-tração, o alongamento é feito antes de o concreto ser executado.

O que é protensão de viga?

A protensão é um sistema que comprime os elementos estruturais, vigas e lajes, diminuindo os esforços de tração na estrutura, através de cordoalhas de aço. As cordoalhas são posicionadas horizontalmente ao longo dos elementos estruturais e travadas em uma das extremidades.

Quais são as características de uma ponte de concreto protendido?

A protensão é uma técnica utilizada para construir a maioria das pontes e viadutos de concreto. Caracteriza-se pelo emprego de elementos estruturais de concreto armado comprimidos por cordoalhas tensionadas que atravessam o interior das peças.

O que é uma viga protendida?

Vigas pré-moldadas, protendidas são peças de concreto tracionadas com elementos de protensão (barras ou fios, basicamente). Afinal o tracionamento tem como finalidade produzir tensões prévias em uma estrutura de concreto.

Qual a vantagem da protensão?

  • Isso porque o modelo suporta mais esforço por flexão reduzindo as tensões de tração. Isso significa menos deformações e menos fissuras no concreto. Essa é uma vantagem tão importante que a protensão pode ser usada, inclusive, na recuperação e no reforço de estruturas comprometidas.

Quais são os cabos de protensão?

  • Na protensão, são posicionados cabos de aço ou ferro fundido dentro da estrutura. Esses cabos são tracionados dentro do seu limite elástico por meio de macacos hidráulicos até atingir a força que foi determinada em projeto e são, então, travados em ancoragens.

Como funciona o sistema de protensão não aderente?

  • Esse método possui uma carga de ruptura menor que a aderente, porém, como não é necessário preencher o duto como no caso anterior, esse método se torna mais simples e mais barato, sendo muito utilizado em casos que não são necessárias cargas tão grandes como as aplicadas na protensão aderente. Figura 7 – Sistema de protensão não aderente.

Como é feita a protensão do concreto?

  • A protensão é uma técnica utilizada para aumentar a resistência do concreto. Isso é feito a partir da aplicação de tensão nos cabos de aço antes do processo de cura do concreto. Nessa técnica, cabos irão atravessar toda a estrutura da construção.

Postagens relacionadas: