Como é definida a segurança do paciente pela OMS?

Como é definida a segurança do paciente pela OMS?

Como é definida a segurança do paciente pela OMS?

O que é Segurança do Paciente? Segundo a Organização Mundial da Saúde, em documento publicado em 2009, o conceito de Segurança do Paciente se refere à redução dos riscos de danos desnecessários* associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável*.

Como se define a segurança do paciente?

  • Entende-se por Segurança do Paciente a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saú- de (Brasil, 2015a). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa de danos à saúde é alta a nível mundial anualmente.

Quais são os protocolos de segurança?

  • Os protocolos constituem práticas de segurança do paciente voltadas para propiciar uma prática assistencial segura e são componentes obrigatórios dos planos (locais) de segurança do paciente dos estabelecimentos de Saúde, conforme estabelecido pela Resolução RDC nº 36/2013. Prática de Segurança é um tipo de processo ou estrutura cuja aplicação ...

Qual o protocolo de identificação do paciente?

  • PROTOCOLO DE IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE 1. Finalidade A finalidade deste protocolo é garantir a correta identificação do paciente, a fim de reduzir a ocorrência de incidentes. O processo de identificação do paciente deve assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina.

Qual o plano de segurança do paciente?

  • Plano de Segurança do Paciente (PSP) em serviços de saúde é o documento que aponta situações de risco e descreve as estratégias e ações definidas pelo ser- viço de saúde para a gestão de risco visando a prevenção e a mitigação dos inciden- tes, desde a admissão até a transferência, a alta ou o óbito do paciente no serviço de saúde. 3.2.

Postagens relacionadas: