Como funciona o JCP?

Como funciona o JCP?

Como funciona o JCP?

Por serem categorizados como despesa, o valor dos JCP é deduzido do lucro antes do desconto do IR. ... Como as empresas não pagam IR sobre esse valor, a tributação ocorre diretamente no depósito da quantia para os investidores, com taxa de 15% retido na fonte.

Será que o JCP não deve ser extinto?

  • JCP não deve ser extinto, diz Valor; Itaú, Bradesco, BB e Santander disparam A Receita Federal e a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda não parecem dispostos a lançar mão de tributação de lucros e dividendos e fim do JCP, segundo jornal

Quanto custa a possibilidade de extinguir a JCP?

  • Sobre a possibilidade de tributar ou extinguir JCP, a Receita Federal estima arrecadação potencial entre R$ 5,89 bilhões a R$ 12,59 bilhões; porém, os valores podem ficar abaixo do previsto, pois as empresas podem encontrar outras formas de distribuir lucro.

Quem tem direito a receber JCP?

  • Cada empresa escolhe pagar dividendos ou JCP com base em seu regime tributário. Assim, para algumas empresas é mais vantajoso pagar dividendos, enquanto o JCP é mais favorável para outras. Quem tem direito a receber JCP? Para receber JCP, é preciso ser acionista de uma empresa que distribua esse tipo de remuneração.

Por que o pagamento de JCP é vantajoso?

  • Para a empresa, muitas vezes o uso de JCP é vantajoso do ponto de vista fiscal e foi criado em 1995 justamente com a finalidade de impulsionar o mercado de ações. Desde sua criação, o pagamento de JCP permite que a empresa remunere seus acionistas até o valor da TJLP, com o valor sendo considerado como despesa financeira.

Postagens relacionadas: