O que são provisões no balanço patrimonial?

O que são provisões no balanço patrimonial?

O que são provisões no balanço patrimonial?

Provisões é uma terminologia genérica para definir determinados eventos que reduzem o Ativo ou aumentam o Passivo, sendo necessários ajustá-los à efetiva realidade patrimonial.

Como fazer provisão na contabilidade?

Como e quando fazer provisões contábeis?

  1. precisa ser uma obrigação como resultado de um evento passado;
  2. deve existir uma saída de recursos para que a provisão seja liquidada;
  3. a estimativa do valor deve ser feita com confiabilidade.

Quais são as provisões na contabilidade?

As provisões representam expectativas de perdas de ativos ou estimativas de valores a desembolsar que, apesar de financeiramente ainda não efetivadas, derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos.

Como é feita a contabilização de provisões?

  • A contabilização de provisões, por sua vez, é feita para registrar gastos futuros que virão a ocorrer. Vamos imaginar a seguinte situação: Você precisa realizar a contabilização da Provisão do Bônus de participação em resultados, destinada aos empregados da empresa, como ficaria ?

Quais são os tipos de provisões contábeis?

  • Quais são os tipos de provisões contábeis que existem? Algumas pessoas têm dúvidas sobre os dois. Resumidamente, o Regime de Competência é um método de registro de lançamentos contábeis. Através dele, que é obrigatório, o profissional contábil faz a contabilização de receitas e despesas (ou custos).

Por que a provisão para 13o salário é contábil?

  • A partir do momento que essa perda de ativo ou obrigação se torna totalmente definida, deixa de ser considerada como provisão contábil. A provisão para 13º salário se transforma em salários a pagar e a Provisão para Imposto de Renda passa a ser Imposto de Renda a pagar.

Qual a contabilidade da provisão de férias?

  • Contabilização da provisão de férias. Em regra, levando-se em conta as obrigações fiscais, se uma empresa apura os seus resultados trimestralmente - seja por meio de balanços ou balancetes -, o registro das despesas com férias e seus respectivos encargos sociais pode ser feita trimestral ou mensalmente.

Postagens relacionadas: