O que é uma prática corporal inclusiva?

O que é uma prática corporal inclusiva?

O que é uma prática corporal inclusiva?

Educação Física inclusiva ou adaptada A Educação Física adaptada baseia-se nas práticas dos esportes convencionais para mudar apenas algumas regras de maneira a atender cada tipo de deficiência. ... Também rompe com o foco no esporte competitivo e privilegia o convívio e o bem-estar de todos.

Como é a educação física inclusiva?

A Educação Física Inclusiva traduz-se em “educação física para todos”, cujo principal objetivo é garantir o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor não só dos estudantes com deficiência, mas de todos os estudantes.

O que é inclusiva ou seletiva?

A palavra inclusiva refere-se a incluir completamente o ser, o indivíduo. Chega até mesmo adaptar-se para receber aquele indivíduo. Inclui todos sem distinção. Agora seletiva, refere-se a seleção, na seleção você vai selecionar o melhor o mais apto.

Onde surgiu a educação inclusiva?

  • Onde e quando surgiu a educação inclusiva? Mundialmente, a diversidade e a inclusão nas escolas teve como marco a Declaração de Salamanca, em 1994. Documentos anteriores da ONU falavam da igualdade e direito de acesso, mas essa declaração abordou em detalhes o tema de necessidades educativas especiais.

Qual o princípio básico da educação inclusiva?

  • Princípios da educação inclusiva. O princípio básico da educação inclusiva deriva do direito de acesso à educação. Ele é assegurado na Constituição Federal de 1988 e reafirmado no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Independente de qualquer limitação, a criança deve frequentar a escola e ter acesso a tudo que é ...

Como tornar a escola inclusiva?

  • Para tornar a escola inclusiva, existem dois grandes desafios: um é cultural e o outro operacional. O desafio cultural demanda tempo e sensibilização, para conseguir efetivar a mudança de mentalidade. O desafio operacional demanda investimentos financeiros, do governo e das escolas particulares.

Como nasceu a dança inclusiva?

  • A dança inclusiva nasceu com a proposta de dar aos portadores de deficiência física a possibilidade de desenvolver seu potencial de movimento e – por que não? – suas habilidades artísticas. Com o desenvolvimento de diferentes linguagens e pesquisas de movimento, a dança inclusiva vem acompanhando essa evolução e ganhando cada vez mais espaço.

Postagens relacionadas: