O que é Pseudobolsa?

O que é Pseudobolsa?

O que é Pseudobolsa?

A gengivite é caracterizada pela formação de uma pequena bolsa gengival ou pseudobolsa, que é resultado da perda de inserção de epitélio juncional, e por edema do tecido gengival.

O que é uma pseudo bolsa periodontal?

“Há possibilidades de existir PSEUDO-BOLSAS...que significam bolsas periodontais falsas... E UM PERIODONTO NORMAL principalmente em terceiros molares e em casos de sorriso gengival... é comum essas condições clínicas.

Quando ocorre a doença periodontal?

A doença periodontal é caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal) dos dentes. A principal causa é a higiene bucal insuficiente associada à suscetibilidade do sistema imunológico.

Como ocorre o fechamento da bolsa periodontal?

Olá. A formacão da bolsa periodontal está diretamente relacionada a higienização deficiente nessa região. O sulco gengival tem a profundidade normal ao redor de 2 a 4 mmm, e quando pela presença da placa bacteriana desenvolve inflamação e aprofundamento desse sulco, tem-se uma bolsa periodontal.

Quais são os exames periodontais?

Para o diagnóstico da doença periodontal é necessário avaliar os parâmetros clínicos de profundidade de sondagem, nível clínico de inserção e sangramento à sondagem, sendo avaliados em seis sítios por dente (mésio-vestibular, vestibular, disto-vestibular, mésio-lingual, lingual e disto-lingual).

Quais são os tipos de bolsa periodontal?

  • Quais são os tipos de bolsa? De acordo com a profundidade da bolsa periodontal, mediante a análise que o dentista faz com a sonda periodontal, pode-se classificá-las em bolsas periodontais profundas ou rasas.

Como diagnosticar a bolsa periodontal?

  • Para diagnosticar a presença da bolsa periodontal, o dentista utiliza um instrumento chamado sonda periodontal, no qual é possível medir o tamanho do sulco entre gengiva e osso. Um sulco saudável terá no máximo até 3 mm, mais profundo que isso, caracteriza bolsa periodontal, também chamada de periodontite.

Como é feito o diagnóstico da doença periodontal?

  • O diagnóstico da doença periodontal é feito por meio da análise clínica dos tecidos. Desse modo, o dentista analisa os sintomas e queixas e faz a sondagem dos dentes para identificar alterações e sangramentos que indicam a presença do problema.

Como o dentista avalia a periodontite?

  • O dentista avalia o estado das gengivas, verifica se há sangramentos e pergunta sobre outros sintomas. Entretanto, como a periodontite não acarreta dor em suas fases iniciais e muitas pessoas não visitam o odontologista, o diagnóstico tende a ser firmado tardiamente.

Postagens relacionadas: