Como o IBGE classifica a cor parda?
Como o IBGE classifica a cor parda?
Pardo, na definição do manual é uma mistura de cor, ou seja, é uma pessoa gerada a partir de alguma miscigenação, seja ela “mulata, cabocla, cafuza, mameluca ou mestiça”. Sem dúvida são pardos os filhos de indivíduos brancos (ou indígenas) com pretos – afro-descendentes.
Qual a diferença entre pardo e branco?
- Em razão da mistura, na sua maioria, o indivíduo pardo é caracterizado por ter o tom de pele moreno para escuro e os traços podem variar de indígena, negro e branco. No Brasil são mais de 80 milhões de pessoas [2] que se consideram pardas, tornando o grupo o segundo maior do país, atrás somente dos brancos.
Quais são os tipos de Pardo?
- São alguns tipos de pardo: Os filhos de negros e indígenas. É sempre importante lembrar que essa é uma classificação do IBGE que apresenta definições para as cinco nomenclaturas e que cada um tem a liberdade de dizer como se classifica, além disso, a classificação é feita baseada apenas em origem e não envolve características físicas.
Por que uma pessoa é parda?
- Isso significa que uma pessoa é parda quando está enquadrada na etnia, em razão das misturas de sua ascendência. Dados estatísticos. Conforme a orientação do censo do IBGE, são enquadrados na população parda todas as pessoas que se declarem como: mulata, cabocla, cafuza ou mameluca.
Qual é a situação utilizada pelo IBGE?
- Esta é a situação utilizada pelo IBGE durante a realização do censo populacional, já que são os próprios entrevistados que determinam à qual etnia pertencem quando são entrevistados. De acordo com o Instituto, o critério fundamental para que as pessoas se declarem como pardas é sua origem.