O que fazer para deixar de ser dependente emocional?
O que fazer para deixar de ser dependente emocional?
Como deixar de depender emocionalmente de outras pessoas
- Reconheça os sintomas da dependência. ...
- Mantenha ou recupere seu espaço individual. ...
- Valorize outras pessoas sem as idolatrar. ...
- Tenha autonomia para tomar decisões. ...
- Procure ajuda profissional.
Porque sou tão apegada?
Geralmente, o apego tem algum motivo. Se você ainda não deixou esse mau hábito é porque ele está satisfazendo alguma necessidade, promovendo um sentimento de segurança ou dando a ilusão que você está no controle da situação. Entender o porquê do apego ainda estar na sua vida pode ajudar a superá-lo.
Como se sente uma pessoa emocionalmente dependente?
- Uma pessoa emocionalmente dependente projeta todas as suas expectativas em outra pessoa. Você só se sente feliz quando está perto das pessoas que ama? Você se ama verdadeiramente? Você consegue fazer escolhas e tomar decisões sozinho? Você precisa que as pessoas te elogiem e reconheçam suas qualidades para se sentir capaz?
Como identificar a dependência emocional?
- Como identificar a dependência emocional? Assim, logo abaixo temos alguns fatores que influenciam bastante para desencadear a dependência emocional. Em primeiro lugar esse é um dos principais fatores dessa dependência, mesmo estando em um relacionamento amoroso, você precisa sempre se colocar em primeiro lugar.
Por que a dependência emocional é prejudicial?
- A dependência emocional é algo extremamente prejudicial e que costuma se acentuar com o passar dos anos. É importante saber que a dependência emocional não só não é amor, mas na maioria dos casos, a pessoa emocionalmente dependente revela a pior falta de amor possível: a de amor próprio. Podemos ser dependentes de muitas coisas, não só de pessoas.
Como se tornar independente emocionalmente?
- Tenha sempre em mente que, para se tornar independente emocionalmente, é preciso olhar para as coisas com mais leveza. Desse modo, use o seu passado para aprender lições que poderá usar no presente, libertando-se da culpa e da mágoa pelo que já passou.