O que é ser uma pessoa letrada?
Índice
O que é ser uma pessoa letrada?
Letramento é uma tradução para o português da palavra inglesa “literacy” que pode ser traduzida como a condição de ser letrado. ... Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita.
O que é uma pessoa letrada para você qual a sua opinião?
Uma pessoa letrada não é apenas aquela que sabe ler e escrever de forma básica, mas, sim, aquela capaz de dominar o uso da escrita e da leitura no seu dia a dia, utilizando-a e compreendendo-a nos mais diferentes contextos.
Como uma pessoa pode se tornar letrada?
Quando o aluno é capaz de entender um texto, interpretar uma história, falar com clareza e se expressar de forma eficaz por meio das palavras empregadas por ele, torna-se então indivíduo letrado. Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada.
Como é possível ser letrada?
- Por meio dessas agências, sejam elas a escola, comunidade, família, trabalho, uma pessoa pode se tornar letrada em vários níveis3. O letramento é, assim, uma habilidade muito individual de cada cidadão, ou seja, a pessoa pode ser letrada com grau “um”, em determinado tipo de leitura, e ser grau “dois”, numa leitura mais complexa.
Quais são as considerações sobre o letramento?
- Esses trabalhos procuram apresentar considerações importantes sobre o letramento, tendo em vista que estamos vivendo em uma sociedade moderna, em meio a várias tecnologias, por isso, é necessária uma visão mais ampla desse conceito para que as pessoas procurem se adaptar a uma nova realidade: a era digital.
Como se dá o processo de letramento na Escola?
- Logo, o processo de letramento não se dá somente na escola. Os espaços que frequentamos, os objetos e livros a que temos acesso, as pessoas com quem convivemos, também são agências e agentes de letramento. Soares (2006, p.15) afirma que alfabetização é um conceito mais específico]
Qual a importância do conhecimento das letras?
- O conhecimento das letras é apenas um meio para o letramento , que é o uso social da leitura e da escrita. Para formar cidadãos atuantes e interacionistas, é preciso conhecer a importância da informação sobre letramento e não de alfabetização.