Qual é o dilema da juventude no mundo contemporâneo?
Índice
- Qual é o dilema da juventude no mundo contemporâneo?
- O que dizer da juventude contemporânea atual?
- O que é jovem contemporâneo?
- Como é ser jovem no mundo contemporâneo?
- Quais são os principais desafios para os jovens de hoje?
- O que é construção da identidade pelos jovens?
- Qual o comportamento do jovem contemporâneo?
- Como os jovens convivem com o mundo virtual?
- Quais são as exigências da vida do jovem hoje?
- Por que o homem contemporâneo não tem tempo para pensar sobre si mesmo?
Qual é o dilema da juventude no mundo contemporâneo?
Os dilemas da juventude na atualidade se apresentam não somente de forma inédita e desafiante, mas se constituem como um complexo e grave problema de crise do trabalho juvenil no Brasil. Este estudo foi realizado com jovens do Ensino Médio em um município litorâneo do interior de Santa Catarina.
O que dizer da juventude contemporânea atual?
A juventude —uma categoria inventada pelos adultos— mantém-se, mas os seus gostos, atitudes, sonhos e sentidos tornam-se cada vez mais difíceis de somatizar. A experiência social contemporânea marca as identidades juvenis com um profundo desejo de viver em grupo, fazer-se na relação com o outro.
O que é jovem contemporâneo?
O jovem contemporâneo vem surpreendendo a sociedade nos mais diferentes setores. ... Os resultados da pesquisa indicam que o jovem-aluno contemporâneo é composto de múltiplas e transitórias identidades e, com isso, está adaptado a múltiplos pertencimentos.
Como é ser jovem no mundo contemporâneo?
Resumo: O jovem da sociedade contemporânea tem contato cada vez mais precoce com a Internet e as tecnologias digitais. Isso o conduz a utilizar, mais e mais, a Internet como ferramenta para se relacionar, estudar, trabalhar e se divertir, acumulando experiências no mundo virtual e tendo pouca vivencia no mundo real.
Quais são os principais desafios para os jovens de hoje?
Entre as competências mais relevantes para o mercado do futuro, eles citam:
- Curiosidade.
- Protagonismo.
- Liderança.
- Resiliência.
- Resolução de problemas.
- Autoconhecimento.
- Inteligência emocional.
- Proatividade.
O que é construção da identidade pelos jovens?
Construir uma identidade, para Erikson (1972), implica em definir quem a pessoa é, quais são seus valores e quais as direções que deseja seguir pela vida. O autor entende que identidade é uma concepção de si mesmo, composta de valores, crenças e metas com os quais o indivíduo está solidamente comprometido.
Qual o comportamento do jovem contemporâneo?
- O comportamento do jovem contemporâneo é um reflexo do mundo moderno, que com suas características interfere diretamente no modo de agir, de pensar e falar dessa juventude. Do ponto de vista da globalização e consequentemente da expansão do capitalismo, independente da sua condição social, todos são afetados.
Como os jovens convivem com o mundo virtual?
- As vontades e interesses não se encontram no plano curricular vigente, e a juventude busca por identidades. Hoje, os jovens convivem com o real de maneira virtual, vivem um mundo virtual de maneira real.
Quais são as exigências da vida do jovem hoje?
- Os tempos são outros. As exigências da vida também. O dia a dia familiar e escolar também. Portanto, mais que necessário, é urgente que a escola, em parceria com as famílias e seu governo, busque conhecer seu papel, para contribuir na construção e descoberta da identidade deste jovem hoje.
Por que o homem contemporâneo não tem tempo para pensar sobre si mesmo?
- O homem contemporâneo não tem compaixão pela sua condição frágil de vida. De tanto ativismo, o homem atual não tem tempo para pensar sobre si mesmo. Perdido na imensidão da existência, vive procurando fazer alguma coisa, porque tem medo de si mesmo. Em muitos casos, quando se depara com a possibilidade da morte, se desespera.