O que é silimarina é para que serve?
O que é silimarina é para que serve?
A silimarina, uma mistura de isômeros flavonolignanos, extraída de sementes do fruto seco do cardo mariano (Silybum marianum, L. Gaertn.), Família Asteraceae, tem sido usada por séculos como medicamento natural para tratamento de doenças do fígado e vias biliares.
Qual a ação da Silimarina?
A Silimarina impede a peroxidação dos lipídeos da membrana celular e das organelas dos hepatócitos, protegendo, desta forma, a integridade e a função hepática de eventuais substâncias tóxicas, tanto de origem endógenas como exógenas.
Qual o melhor momento para usar a Silimarina?
- Por isso, o Planeta do Corpo acredita que o melhor momento para utilizar a Silimarina é no pós ciclo (se for mesmo necessário…), com o objetivo de reparar os danos hepáticos causados durante o ciclo. Vale destacar que nada, absolutamente NADA, vai proteger totalmente seu fígado durante o ciclo!
Por que a Silimarina pode trazer benefícios para o organismo?
- Por ser uma substância anti-inflamatória e antioxidante, estudos indicam que a silimarina pode trazer diversos benefícios para o organismo. Para que serve? A silimarina é muitas vezes usada para o tratamento de problemas no fígado como cirrose, icterícia, hepatite e distúrbios na vesícula bliar.
Como a Silimarina pode causar efeitos colaterais indesejados?
- A silimarina é uma substância natural, mas ela pode causar efeitos colaterais indesejados em certas pessoas e quando consumida em excesso. Nesses casos, ela pode provocar, por exemplo, náuseas, diarreia, queimaduras na mucosa gástrica, irritação no estômago e vômitos.
Como usar a Silimarina para diminuir o colesterol?
- Além dessa hipótese, a silimarina pode ser usada em conjunto com medicamentos utilizados para diminuir o colesterol, como as estatinas. Isso ajuda a evitar a elevação nos níveis de enzimas hepáticas, que trata-se de um efeito colateral da estatina. O poder da silimarina de inibir inflamações também é útil para ajudar pessoas com asma alérgica.