O que foi o Simbolismo no Brasil e Portugal?
O que foi o Simbolismo no Brasil e Portugal?
O Simbolismo no Brasil foi um movimento literário que ocorreu no século XIX e opôs-se a outros movimentos da mesma época como o Realismo e Naturalismo. Esse estilo surgiu como uma forma de negar a realidade subjetiva, em um momento marcado pela frustração e medo.
Qual o prestígio do simbolismo na literatura brasileira?
- No Brasil, o Simbolismo encontrou resistência porque ainda era grande o prestígio da estética parnasiana, que possuía um maior número de seguidores. O movimento simbolista na literatura brasileira teve força até o movimento modernista do começo da década de 1920.
Quais são as características do simbolismo?
- Características do simbolismo Uso de pausas, reticências, espaços em branco e rupturas sintáticas para representar o silêncio metafísico; Sinestesia: construção de versos que descrevem sons, aromas e cores, pois os cinco sentidos são instrumentos de captação dos símbolos ao redor;
Quem são os principais autores do simbolismo brasileiro?
- Um dos principais autores simbolistas no Brasil foi Cruz e Souza, autor das obras "Missal" e "Broquéis". O simbolismo em Portugal teve grandes influências do simbolismo francês e foi responsável pela renovação da poesia portuguesa. A primeira obra considerada simbolista foi "Oaristos", da autoria de Eugénio de Castro e publicada em 1890.
Quais são os vocabulários do simbolismo?
- Dessa forma, muitos escritores simbolistas utilizam palavras do vocabulário litúrgico que reforçam essa característica, tais como: altar, arcanjo, catedral, incenso, salmo, cântico. 4. Valorização do “eu” e da psiquê humana Contrário ao objetivismo, no movimento simbolista o “eu” é valorizado e a verdade é encontrada através da consciência humana.