O que é colesterolose da vesícula biliar?

O que é colesterolose da vesícula biliar?

O que é colesterolose da vesícula biliar?

Colesterolose vesicular é caracterizada por depósitos de ésteres de colesterol e lípidos nos macrófagos da lâmina própria, de forma difusa, criando uma superfície de pápulas amarelas, com diâmetro de cerca de 1 mm2. Os pólipos inflamatórios são pouco frequentes.

O que significa a palavra colesterolose?

Deposição anormal de colesterol na mucosa da vesícula biliar, o que lhe dá um aspeto particular e daí a designação especial dada a esta afeção da vesícula (vesícula morango).

O que significa a palavra Colecistolitiase?

A colecistolitíase ou colelitíase corresponde a presença de cálculos na vesícula biliar. Os cálculos biliares podem ser de colesterol ou pigmentados.

Quando ocorre a colesterolose da vesícula biliar?

  • A colesterolose da vesícula biliar é o acúmulo de grânulos de colesterol na parede da vesícula e pode ou não levar a formação de cálculos na vesícula biliar. Quando ocorre e havendo condição clínica o melhor tratamento é o cirúrgico para prevenir complicações como migração de cálculos e processos inflamatórios crônicos.

Qual o tratamento adequado para a colesterolose?

  • Se não houver tratamento adequado, a colesterolose pode trazer complicações graves à vítima. Colesterolose é uma doença que deve ser tratada rapidamente para evitar complicações futuras.

Qual a predisposição ao câncer de vesícula?

  • A colesterolose é um dos fatores de precipitação de cálculos, mas não temos nada que comprove fator de predisposição ao câncer de vesícula. O mais importante é saber se foi um achado ou se já existe sintomas referentes, obrigando a investigação mais minuciosa quanto a formação de microcálculos e/ou lama biliar.

Qual é a vesícula biliar?

  • A colesterolose é uma condição que afeta mais frequentemente o vesícula biliar. A vesícula biliar é uma pequeno órgão que parece um saco em forma de pêra. Está localizado embaixo do fígado.

Postagens relacionadas: