O que é Pansinusopatia inflamatória?
O que é Pansinusopatia inflamatória?
Cursam com queixas inespecíficas como congestão nasal, coriza muco-purulenta, febre e tosse. O diagnóstico é clínico e baseado na história. Em virtude da íntima proximidade dos seios paranasais com o SNC e órbita, podem ocorrer complicações graves.
O que é uma Pansinusite?
Pansinusite – quando todos os seios perinasais estão envolvidos.
O que é uma Pansinusite e suas complicações?
Apesar de sua raridade, as complicações intracranianas das sinusites sempre devem ser lembradas, principalmente nas sinusopatias de longa duração rebeldes ao tratamento. São, geralmente, pacientes portadores de pansinusite, queixando-se de cefaléia frontal importante, rinorréia purulenta, edema frontal e periorbitário.
Qual o tratamento para a sinusopatia?
- O tratamento para sinusopatia depende da área afetada, da gravidade dos sintomas e das causas, mas geralmente consiste na realização de lavagem nasal com soro fisiológico, pois isto ajuda a eliminar as secreções e a hidratar a mucosa do nariz.
Qual a classificação da sinusopatia?
- A sinusopatia é uma inflamação dos seios nasais, que são cavidades ósseas na face, podendo afetar os dois lados do rosto, chamados de sinusopatia bilateral e podem ser classificadas de acordo com a parte afetada, como: Sinusopatia maxilar: consiste na inflamação dos seios que se localizam na maça do rosto.
Será que a sinusopatia é crônica?
- Geralmente, a sinusopatia é causada por vírus responsável pela gripe, porém também pode ser provocada por infecção por bactérias e fungos, sendo que nestes casos a sinusopatia pode ser crônica, ou seja, persiste por mais de oito semanas.
Quais são os sintomas da sinusopatia aguda?
- Início do quadro já com sintomas mais graves, como febre maior que 39ºC e descarga nasal purulenta, com duração de pelo menos três dias consecutivos. Quadro de sinusopatia aguda que melhora após poucos dias, mas subitamente volta a piorar, surgindo febre, dor na face e coriza purulenta.