O que é sinergismo na fisioterapia?
O que é sinergismo na fisioterapia?
Esse fenômeno se caracteriza pela contração de um músculo ao mesmo tempo que os músculos agonistas, cuja ação sinérgica se dá na forma de sinergia verdadeira e acessória. Esse tipo de atividade sinérgica é uma característica funcional comum dos músculos que realizam mais de uma movimento.
O que é efeito de sinergismo?
- Sinergismo: Ocorre quando o efeito de dois ou mais agentes químicos combinados, é maior do que a soma dos efeitos individuais.
Como funciona o antagonismo muscular?
- Existem assim, dois grupos musculares em oposição aparente. É desse antagonismo que se origina a regulação do movimento. Um grupo realiza o movimento, o antagonismo o controla: seja para frear sua violência, seja para limitar a velocidade, seja regular a amplitude, seja para conferir grande precisão.
Como se regulam os movimentos musculares?
- Ele diz o seguinte: “Na região de cada eixo articular, dois movimentos são possíveis em direções diametralmente opostas: a flexão ou a extensão, a abdução ou a adução, a rotação interna ou externa. Existem assim, dois grupos musculares em oposição aparente. É desse antagonismo que se origina a regulação do movimento.
Quais são os músculos agonistas?
- Todos esses músculos trabalham de forma sinérgica, um auxiliando e/ou possibilitando o movimento do outro. Assim, temos o que chamamos de agonistas, ou seja, músculos que trabalham simultaneamente para um determinado movimento (no caso, a flexão no eixo Antero-lateral).
Quem é o músculo antagonista?
- Neste caso, denominamos o tríceps de músculo antagonista. Como podemos ver, essas e outras muitas funções acontecem simultaneamente em todos os músculos do corpo em praticamente todos os movimentos. É basicamente impossível que um músculo entre em ação sem a inibição de outros músculos.