Qual a diferença entre análise morfológica e análise sintática?
Qual a diferença entre análise morfológica e análise sintática?
A análise morfológica refere-se à classificação das palavras levando-se em consideração a classe morfológica a que elas pertencem. Análise sintática retrata a função desempenhada pelas orações dentro do contexto em se inserem.
Qual a divisão entre morfologia e sintaxe?
- Porém tal divisão, às vezes, confunde os alunos, principalmente quando o assunto é morfologia e sintaxe. Muitos confundem as duas partes e acabam por misturá-las em uma análise. A morfologia é a parte da gramática que considera a palavra em si (sozinha), já a sintaxe estuda a palavra em relação às outras que se acham na mesma oração.
Qual a definição da morfologia?
- Apesar de sintética, essa definição é perfeita! O estudo da morfologia diz respeito à classificação das palavras de acordo com as suas características. São as famosas 10 classes gramaticais. Já a sintaxe define a função (concordância, regência) e a posição (ordem direta da oração – SVC) das palavras e expressões em um período.
Por que não falar de classificação morfológica ou sintática?
- Isso acontece pois é diferente você falar de classificação morfológica ou sintática, ou ainda morfossintática, quando há a junção de duas partes da gramática (morfologia e sintaxe). Para ilustrar esse fato, vejamos o seguinte exemplo: Elvis acordou mais cedo hoje.
Como funciona o estudo de morfologia?
- E é isso que a morfologia faz, estuda a função das palavras isoladamente. Para que você entenda melhor como funciona esse tipo de estudo, nós iremos listar abaixo, alguns exercícios que normalmente caem nos concursos públicos. Dessa forma, você irá entender como deve ser resolvida cada questão. Exercícios de morfologia.