Como o recalque se manifesta?

Como o recalque se manifesta?

Como o recalque se manifesta?

O recalque é por definição um destino pulsional marcado pela falha,pois no decorrer dos acontecimentos seu fracasso se torna cada vez mais acentuado, pois o recalcado consegue retornar, só que de forma transformada e disfarçada, dando origem aos sintomas.

Como podemos definir um sintoma analítico?

O sintoma faz parte do jogo de significantes e, desse modo, é ordenado por suas leis. Nesse sentido "todo fenômeno analítico, todo fenômeno que participa do campo analítico, da descoberta analítica, daquilo com que lidamos no sintoma e na neurose, é estruturado como lingua-gem" (Lacan, 1988, p. 192).

O que é o sintoma em psicanálise?

Na teoria psicanalítica, o sintoma é uma formação do inconsciente, que deve ser valorizada justamente por ser uma das principais vias de acesso àquilo que o paciente guarda de mais íntimo e precioso: sua subjetividade – na contramão do que é apreciado pela Medicina, que o considera como carência ou distúrbio.

Qual o sentido do sintoma?

  • Ele se refere ao sintoma como sentido na tentativa de tamponamento da falta fundamental, do fora do sentido, que a língua e o significado não conseguem recobrir. O "sintoma pode ser compreendido como resultado de uma estrutura marcada por uma falta, representando a verdade que aponta para essa falta inerente.

Qual o conceito de sintoma na psicanálise?

  • Conceito de Sintoma na Psicanálise O sintoma não pode ser considerado equivalente a uma defesa, uma vez que o mecanismo de defesa é mais geral e seu papel menos óbvio. Além disso, as defesas funcionam eficazmente quando a repressão é bem sucedida, quando a projeção é óbvia, e quando os efeitos de projeção são naturais.

Como é formado o sintoma?

  • Assim, o sintoma é formado como um compromisso. Por um lado, o compromisso diz respeito à censura entre o inconsciente ou pré-consciente e consciência . A outro nível, há um conflito entre as diferentes instâncias, com o superego tomando o papel organizador.

Qual a origem da psicanálise?

  • Dias (2006), Quinet (1991), Kaufmann (1996), Machado (2003), Ocariz (2003), localizam o sintoma na origem da psicanálise, como fenômeno que convoca o ato freudiano de escutar um sentido onde antes o saber instituído afirmava só haver mentira.

Postagens relacionadas: