O que é sincronização de cios?

O que é sincronização de cios?

O que é sincronização de cios?

Agência de Informação Embrapa Sincronização do cio. Protocolos com aplicação exógena de hormônios podem ser utilizados em fêmeas para sincronizar o estro ou ovulação das mesmas com o propósito de facilitar o uso das biotecnologias de inseminação artificial ou transferência de embriões.

Como fazer sincronização de cio em vacas?

A sincronização de cio em vacas é feita de duas formas: uso de hormônios e inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Esse último método tem custo mais elevado, pois exige profissionais especializados e materiais próprios para a realização.

Quais os principais métodos para a sincronização do ciclo estral?

Várias são as metodologias utilizadas para a sincronização do estro e ovulação, como por exemplo, a aplicação sistemática de PGF2α, o protocolo ovsynch e os protocolos a base de progestágenos.

Qual a função da utilização da prostaglandina na sincronização do cio?

5.1 Sincronização com prostaglandina F2 Como a prostaglandína induz a regressão prematura do corpo iúteo (luteólise), ela só deve ser aplicada entre o 6º e o 18º dia do ciclo estral, quando o corpo lúteo é funcional.

Qual hormônio que é usado para realizar a sincronização de cio?

PGF2a A PGF2a é o principal hormônio utilizado para controlar o ciclo estral, atuando através da regressão do corpo lúteo. Estudos demonstram grande taxa de sucesso (regressão do corpo lúteo) quando a PGF2a é injetada por via intramuscular entre os dias seis a 17 do ciclo estral.

O que significa sincronização de cio em um lote de vacas qual sua importância?

A sincronização de cio visa concentrar os cios em curto espaço de tempo, de modo a facilitar o emprego da Inseminação Artificial. Além de concentrar Inseminação e parição, permite a formação de lotes homogêneos de animais facilitando e racionalizando a mão de obra.

Como usar Ciosin em vacas?

Bovinos: A dosagem de Ciosin® é de 2 mL por via intramuscular, no entanto, para uso terapêutico, esta dose poderá ser repetida 10 – 14 dias após, conforme a necessidade do caso clínico. Equinos: 1 mL por via intramuscular. Sugere-se o uso de seringas de dose simples, de vidro ou descartável.

Quantos dia da cio depois do Ciosin?

Este programa requer, em média, 1,5 doses de “Ciosin” e 1,0 dose de sêmen, por vaca. Programa B: Os animais recebem a 1° dose, seguida por observação e inseminação nos animais que apresentarem cio. 11 dias após, os animais que ainda não foram inseminados recebem a 2° dose.

Qual hormônio pode ser aplicado na IATF quando se deseja provocar um feedback negativo na liberação de FSH?

O folículo dominante sintetiza a inibina, que é um hormônio peptídeo produzido pela granulosa, cuja função é a retroalimentação negativa para liberação de FSH, através de um efeito direto na hipófise (FLORIANI, 2006).

Para que serve o Sincroforte?

Sincroforte® (Acetato de Buserelina) é um hormônio sintético análogo ao GnRH. ... A Buserelina é indicada para: BOVINOS E BUBALINOS: Protocolos reprodutivos na indução da ovulação e luteinização de folículos (através da ação do LH).

Postagens relacionadas: